Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vaticano recebeu 3.641 pedidos de credenciais para jornalistas

Renúncia papal gerou pedidos de credenciais de 61 países diferentes. Sinos em homenagem a Bento XVI, tocam hoje, em diferentes países

A renúncia histórica de Bento XVI tem gerado interesse nos meios de comunicação de todo o mundo. Ao todo, o Vaticano recebeu de meios de comunicação de 61 países, 3.641 pedidos de credenciais para acompanhar os acontecimentos entre a renúncia e o conclave para a eleição do novo Papa.

2.470 canais de televisão, 336 meios de imprensa, 156 fotógrafos, 231 rádios e 115 sites pediram credenciais especiais para a renúncia papal. Isto sem contar com os meios de comunicação que já estão credenciados, permanentemente, para cobrir assuntos do Vaticano. Segundo o porta-voz do Vaticano, Frederico Lombardi, há 688 meios de comunicação, de 21 línguas diferentes, com creditação permanente.

PUB

O adeus ao papa acontece hoje, de forma efetiva às 20:00 de Roma, depois de este ter anunciado a sua renúncia a 11 de Fevereiro. Bento XVI viajou de helicóptero até Castel Gandolfo, a residência de verão dos papas, localizado a 30 quilómetros de Roma.

Assim que o helicóptero levantou voo, os sinos das igrejas de Roma e do Vaticano tocaram. O mesmo aconteceu quando o aparelho aterrar no heliporto de Castel Gandolfo.

Para vários países, estão agendadas homenagens a Bento XVI. Em cidades de Espanha, Alemanha, França, México e Paraguai, vão-se ouvir sinos tocar. No Reino Unido, na Rússia e no Brasil, há missas marcadas para prestar homenagem ao pontífice.

PUB

Últimas