Já fez LIKE no TVI Notícias?

Grávida deu à luz na auto-estrada

Relacionados

Foi o primeiro parto a ter lugar nos «hospitais ambulantes» a funcionar no Alto Minho

Uma mulher de Melgaço deu à luz numa ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV), o primeiro parto no Alto Minho naquelas viaturas, introduzidas em Junho na região, no âmbito da reestruturação da rede de urgências.

«Correu tudo bem, a assistência foi espectacular, não me posso queixar de nada. Só não foi um parto normal porque foi feito numa ambulância e não num hospital», disse, à Lusa, o pai do bebé.

PUB

Manuel Luís, residente em Roussas, Melgaço, acrescentou que o menino, Carlos, nasceu com 3,10 quilos e «está bem», assim como a mãe, encontrando-se ambos no Centro Hospitalar do Alto Minho (CHAM), em Viana do Castelo.

Este é o sexto filho do casal, sendo que o mais velho já tem 19 anos.

«O Carlos já vai ter uma história para contar aos amigos, um dia mais tarde», gracejou Manuel Luis, ainda mal refeito da madrugada «emocionante» por que passou.

A mulher, de 37 anos, começou a sentir «dores muito fortes» e o INEM fez deslocar para a sua casa a SIV colocada no Centro de Saúde de Melgaço.

Ao encontro da viatura foi ainda a VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) do CHAM, tendo o parto acabado por acontecer cerca da 01:00, «em plena auto-estrada».

No âmbito da reestruturação da rede nacional de urgências, o distrito de Viana do Castelo foi dotado de três SIV, uma das quais adstrita ao Centro de Saúde de Melgaço.

Consideradas, tal como as VMER, verdadeiros «hospitais ambulantes», as SIV têm uma tripulação constituída por um enfermeiro e um técnico de ambulância de emergência e o seu equipamento integra material de avaliação e estabilização, nas vertentes de trauma e doença súbita, um desfibrilhador automático externo, monitor-desfibrilhador e diversos fármacos.

O equipamento das SIV permite ainda a transmissão de electrocardiogramas e sinais vitais.

PUB

Relacionados

Últimas