Já fez LIKE no TVI Notícias?

Médicos recusam fazer urgência pediátrica no Santa Maria

Em causa, a transferência das urgências pediátricas do Curry Cabral para o Santa Maria

Os médicos do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL) recusam-se a fazer urgência quando esta for transferida do Hospital Curry Cabral para o Santa Maria, alegando que «não estão criadas as condições mínimas de atendimento» destes doentes naquela instituição.

Em causa, está o anúncio da tutela da transferência da urgência de psiquiatria do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), a funcionar no Hospital Curry Cabral desde 2000, para a urgência do Hospital de Santa Maria. O anúncio não foi bem recebido pelos médicos do CHPL que, reunidos na passada segunda-feira, elaboraram um texto que está a ser subscrito por quase todos os médicos que prestam este serviço.

PUB

No documento, os médicos declaram que «se recusam a fazer urgência naquele hospital até estarem garantidas as condições mínimas de atendimento dos doentes psiquiátricos nessa urgência».

Para estes profissionais, «não é aceitável que uma urgência psiquiátrica que passa a atender cerca de 2,5 milhões de habitantes funcione sem Serviço de Observação (SO) psiquiátrico, sem equipa de enfermagem adequada, sem auxiliar de acção médica, sem ligação directa à urgência geral ou mesmo sem condições sanitárias».

Esta situação, alegam, «levará a um retrocesso nas condições gerais de atendimento aos doentes, a má prática médica e ausência de condições de segurança para todos, não aceitável por parte dos clínicos» do CHPL.

Os subscritores pretendem entregar o abaixo-assinado à tutela, nomeadamente à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Contactado pela Lusa, este organismo do Ministério da Saúde informou ainda não ter recebido o abaixo-assinado dos médicos.

PUB

Últimas