Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bélgica: abusos de padres a menores são uma «humilhação» para a Igreja

O bispo das Forças Armadas que os abusos sexuais contra menores envolvendo o clero belga são uma «humilhação» para a Igreja Católica e um «convite» à reforma

D. Januário Torgal Ferreira não poupa críticas à Igreja no escândalo dos abusos sexuais a menores que envolvem o clero belga. «Acho que para a Igreja em geral isto é uma humilhação, mas também é um convite a uma reforma em muitas coisas».

«É um momento para a Igreja em geral e para a Igreja belga em particular de fazer um exame de consciência, de parar, de fazer justiça», declarou o bispo das Forças Armadas à Lusa. Deixa, no entanto, um elogio à actuação do presidente da Conferência Episcopal da Bélgica.

PUB

Abusos sexuais de padres levaram 13 pessoas ao suicídio

Embora a maior parte dos padres já tenha morrido e os crimes, na maioria dos casos, prescrito, há meia centena de vítimas que decidiram recorrer à via judicial para reclamarem indemnizações pelos abusos.

D. Januário recusa, contudo, qualquer «relacionamento entre o celibato e a pedofilia». Disse desconhecer casos de pedofilia envolvendo clero da Igreja Católica Portuguesa, mas mostrou-se convicto de que se fossem conhecidos «fenómenos desse género a Igreja em Portugal assumiria com certeza as responsabilidades que são suas».

PUB

Últimas