Já fez LIKE no TVI Notícias?

Julgamento Casa Pia é notícia lá fora

O site da cadeia de televisão britânica BBC tem, em primeiro ecrã, a foto de Carlos Cruz e o título «abuso sexual de crianças em Portugal "provado"»

A cadeia de televisão britânica BBC está a fazer uma extensa cobertura da leitura do acórdão do processo Casa Pia . Na página da internet, a BBC faz manchete com o caso e, em primeiro ecrã, tem uma imagem do mais mediático arguido do processo, Carlos Cruz, com o título: «abuso sexual de crianças em Portugal "provado"».

Abrimos a notícia e a BBC destaca: «todos os sete arguidos de um longo julgamento em Portugal foram considerados culpados de abuso sexual de crianças que estavam ao cuidado de uma instituição do Estado». E prossegue que, entre os sete arguidos (seis homens e uma mulher), estão um «antigo apresentador de televisão» (Carlos Cruz) e um «antigo embaixador».

PUB

A notícia da BBC dá voz a Carlos Cruz, numa reacção ao acórdão que considerou provados quatro crimes contra ele, e ainda a Pedro Namora, um antigo casapiano que diz, citado pela televisão britânica, eserar que «este dia sirva para mostrar ao país que aqueles rapazes disseram a verdade, desde o início». A BBC apresenta ainda uma cronologia com os factos mais importantes deste processo, desde 2002.

Ainda no Reino Unido, o caso é notícia na «Sky News», que noticia que «sete pessoas consideradas culpadas de crimes sexuais num caso de abuso de crianças que abalou Portugal». O «Guardian»puxa para título que um «apresentador de Televisão foi considerado culpado de envolvimento em rede de pedofilia».

Também a cadeia norte-americana CNN dá destaque ao processo. A notícia dá conta que os «juízes proferiram veredictos em que consideraram culpados todos os sete arguidos, incluindo uma antiga estrela de televisão e um antigo diplomata, num longo julgamento de abusos sexuais que despertou a atenção do país». Mas o site da televisão norte-americana, dá também destaque ao facto de o «julgamento durar há anos».

PUB

O caso é ainda notícia na imprensa online espanhola. O «El Mundo» avança que «os juízes consideraram provados os crimes de abuso sexual na Casa Pia». O jornal dá ainda conta da «grande expectativa que a sentença criou junto ao tribunal».

Também o «El País» titula que «os juízes consideram provados os abusos sexuais no orfanato Casa Pia». E acrescenta: «termina, após oito anos, o processo mais longo da história portuguesa ¿ os sete arguidos estão acusados de abusos sexuais, lenocínio e uso indevido de fundos públicos». O jornal faz também um breve relato que recorda os factos mais importantes da história do processo.

O jornal brasileiro «Estado de São Paulo» puxa para título «réus são condenados em caso de pedofilia que chocou Portugal» e destaca: «apresentador de TV e ex-diplomata estava entre acusados de abusar de menores de instituição Casa da Pia».

«O Globo» também puxa a notícia para destaque de primeiro ecrã, dizendo «apresentador de TV de Portugal e mais seis são condenados por pedofilia» e noticia que «sete pessoas são condenadas em caso de pedofilia que chocou Portugal». Numa notícia com pouco mais de quatro parágrafos, o jornal conta que «o crime chocou o país» e acrescenta que «os abusos começaram nos anos 70, mas só vieram à tona em 2002».

O portal G1 também noticia que «Portugal condena ex-embaixador por pedofilia» e acrescenta, entre o relato dos factos, que «apresentador de TV e ex-diplomata estava entre acusados de abusar de menores de instituição Casa da Pia».

PUB

Últimas