Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bebé raptado encontrado

Relacionados

Recém-nascido levado do Hospital de Penafial foi encontrado em Felgueiras

O bebé raptado este sábado na maternidade do Hospital Padre Américo, em Penafiel, foi encontrado na freguesia de Sernande, em Felgueiras, onde mora a presumível raptora, disse à agência Lusa fonte policial.

Segundo a mesma fonte, o recém-nascido já foi conduzido de volta ao hospital onde permanecia a mãe e de acordo com fonte hospitalar, «está bem de saúde».

PUB

As investigações ao rapto da criança foram hoje conduzidas pela Polícia Judiciária (PJ), depois de a GNR (Guarda Nacional Republicana) local ter reforçado na sexta-feira a vigilância ao hospital, alertada por «rumores de que um rapto iria acontecer».

Penafiel: PJ analisa imagens de videovigilância

Recém-nascido raptado no hospital de Penafiel

A presumível raptora do recém-nascido está detida no Porto. É uma ex-funcionária da unidade de saúde de onde desapareceu o bebé e tem cerca de 20 anos. O bebé foi recuperado cerca das 20:30, menos de oito horas após o desaparecimento da maternidade, pelas duas secções da Polícia Judiciária que participaram nas operações e que continuam a investigar para averiguar uma eventual existência de cúmplices.

PUB

A detida vai ser presente segunda-feira ao juíz e no domingo, às 10:30, vão ser prestados esclarecimentos aos jornalistas na sede da PJ no Porto, segundo a mesma fonte. O crime de sequestro tem uma moldura penal de dois a dez anos de prisão.

Existem «procedimentos de segurança»

O presidente do conselho de administração do Hospital Padre Américo garantiu que a unidade de saúde «está a cumprir na íntegra os procedimentos de segurança aplicáveis».

Numa declaração aos jornalistas sem direito a qualquer pergunta, José Alberto Marques adiantou que tais procedimentos foram «inclusive auditados em Fevereiro deste ano pela Inspecção Geral das Actividades em Saúde» e a auditoria conclui que o hospital cumpre os requisitos exigidos neste campo.

Em 2006 e em 2007, foram efectuados «investimentos na renovação do sistema de vídeovigilância que se mostraram eficazes», por terem fornecido «inúmeras imagens que contribuíram para se chegar com segurança e rapidamente até à autora do crime», afirmou ainda.

PUB

A Agência Lusa sabe que, ainda antes de abandonar o hospital, a raptora percorreu vários serviços do hospital, como a Pediatria e até a Urgência.

A presumível sequestradora estava a ser seguida na consulta de infertilidade no Hospital Padre Américo, o que poderá explicar a relativa facilidade com que se terá movimentado dentro da unidade de saúde.

A ministra da Saúde, Ana Jorge, transmitiu a sua solidariedade à administração presidida por José Alberto Marques.

Última actualização às 01h01

PUB

Relacionados

Últimas