Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gerês: grupo já foi encontrado

Relacionados

Três pessoas perderam-se e tiveram de passar a noite numa tenda. Grupo já está com os bombeiros. Ambulâncias transportam perdidos ao hospital. Montanhistas cometeram «uma grande asneira» Gerês: resgate por helicóptero Gerês: perdidos e desesperados

As três pessoas que se perderam domingo no Parque Nacional de Peneda Gerês (PNPG) já estão junto do grupo de bombeiros que passou a noite no local, disse fonte da Protecção Civil, citada pela Lusa.

«Em princípio estão todos bem e, se as condições climatéricas não se alterarem, dentro de uma hora a operação deverá ficar concluída», estimou o 2º Comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro de Vila Real, Almor Salvador.

PUB

A equipa de socorro que passou a noite no parque e as três pessoas perdidas - dois homens e uma mulher com idades compreendidas entre os 29 e os 41 anos - serão levadas de helicóptero para junto da Lagoa de Marinho, seguindo dali em ambulâncias para a unidade de saúde de Montalegre.

Gerês: resgate por helicóptero

Gerês: perdidos e desesperados

O helicóptero saiu de Santa Comba Dão por volta das 08:15 e chegou ao local cerca de 45 minutos depois, mas, segundo Almor Salvador, está «com algumas dificuldades» em efectuar o resgate devido às condições do tempo no local, «que não são as melhores».

Os bombeiros voluntários de Montalegre já enviaram quatro ambulâncias para o local, a cerca de 80 quilómetros.

Os difíceis acessos àquela zona obrigam a que as ambulâncias tenham de ficar a alguns quilómetros, pelo que o transporte dos resgatados terá de ser feito a pé até aos veículos de socorro.

PUB

As três pessoas deram as coordenadas exactas do local onde se encontravam à Protecção Civil, que cerca das 02:00 de hoje teve de suspender as buscas devido à queda de neve.

Contudo, explicou Almor Salvador, a queda de neve durante a noite impediu a progressão no terreno da equipa de socorro, formada por 20 elementos, dado que ultrapassa o meio metro de altura.

De acordo com o comandante, as três pessoas passaram a noite numa tenda que tinham consigo e encontram-se fisicamente «bem».

PUB

Relacionados

Últimas