Já fez LIKE no TVI Notícias?

Carro usado pela ETA alugado no aeroporto de Faro

Relacionados

Jovem que falava espanhol apresento um passaporte falsificado

O carro encontrado em Salamanca (Espanha) e que foi usado por elementos da ETA foi alugado por um membro da organização terrorista, com documentação falsa, no aeroporto de Faro, anuncia esta sexta-feira a imprensa espanhola, refere a Lusa.

O jornal «El Pais» refere que um jovem, que falava espanhol, e de aproximadamente 28 anos, apresentou no momento do aluguer um passaporte falsificado, em nome de um cidadão espanhol que existe mas nada tem a ver com o caso.

PUB

Equipas da polícia científica analisaram em detalhe o veículo, que está em Madrid, na esperança de recolher provas de ADN ou impressões digitais que ajudem a confirmar a identidade de quem viajou nele.

Fonte policial confirmou quinta-feira que a matrícula do carro encontrado em Salamanca (Espanha), e que terá sido usado por elementos da ETA, coincide com a matrícula da viatura alugada no Algarve a 16 de Agosto.

O Fiat Punto, com a matrícula QS-92-28, foi alugado a 16 de Agosto de 2008, e deveria ter sido devolvida a 19 de Agosto, mas por nunca ter sido entregue, os proprietários da «rent-a-car» fizeram uma queixa por «aluguer abusivo» na PSP de Faro a 28 de Agosto, disse fonte policial.

A mesma fonte da PSP adiantou que o processo do «aluguer abusivo» daquela viatura está a decorrer no tribunal.

A viatura encontrada em Salamanca continha no seu interior garrafas com líquido inflamável e detonadores que são normalmente utilizados pela ETA para destruir veículos.

PUB

A Polícia Judiciária (PJ) está a «investigar e a desenvolver diligências» para «apurar em que circunstâncias a viatura foi parar a Espanha» e acabou por ser encontrada com explosivos da ETA, segundo uma fonte daquela força.

Dados das investigações preliminares sugerem que pelo menos duas pessoas terão viajado no veículo que acabaram por abandonar na cidade espanhola de Salamanca.

O carro tinha explosivos no interior com ligações a um detonador, que não terão funcionado, impedindo a sua destruição, e foi removido pela polícia do município de Salamanca por indícios de abandono, de acordo com as autoridades locais.

PUB

Relacionados

Últimas