Já fez LIKE no TVI Notícias?

Pedofilia: «lobo mau» na net

Homem aliciava crianças. Pais suspeitaram de crédito a mais no telemóvel

Os processos de aliciamento de menores, via internet, para práticas sexuais fazem parte da criminalidade informática que mais tem aumentado, adiantou Baltazar Rodrigues, inspector da Polícia Judiciária, que deu como exemplo um processo onde várias crianças foram aliciadas por um pedófilo.

«O caso já transitou em julgado. Várias crianças foram aliciadas em chats por um homem que, através de vários artifícios, convenceu as raparigas de que teria aproximadamente a mesma idade», contou o inspector que falava numa conferência sobre «Combate à Criminalidade Informática», inserida na XIV Semana Informática do Instituto Superior Técnico.

PUB

As suspeitas de que as crianças estavam a ser assediadas pela Internet partiram dos próprios pais de duas das raparigas. «Os pais detectaram alterações no comportamento das jovens e começaram a achar estranho o facto de as miúdas terem mais crédito no telemóvel e receberem prendas», explicou.

A PJ entrou então em campo. Através das mensagens de correio electrónico foi possível chegar a alguma informação do pedófilo e a um site onde era disponibilizado um documento, da autoria do próprio, destinado à leitura das crianças. A PJ deparou-se com dificuldades, uma vez que o site estava alojado no EUA.

Ainda assim, conseguiu aceder ao computador do suspeito e antes de partir para a detenção já tinha em mãos os dados informáticos que viriam a servir de prova.

A internet é um meio vasto e fértil para os pedófilos. Os programas de conversação MSN ou Skype são também usados para estes fins. A Polícia Judiciária vigia estes programas sempre que necessário. «Desde que haja capacidade técnica, que há, tendo em conta que os programas são feitos por homens, porque a PJ não investigaria?», sustenta.

No entanto, Baltazar Rodrigues explica que qualquer escuta no Skype ou vigia no MSN pode ser feita desde que haja condições legais. Ou seja, é necessário haver queixas e casos concretos que possam permitir a um juiz de Instrução Criminal emitir um mandado.

PUB

Últimas