Já fez LIKE no TVI Notícias?

Natal é «um direito» de todos

Relacionados

Igreja de Santo António, em Lisboa, abriu as portas para um lanche para os sem-abrigo

As portas da Igreja de Santo António, em Lisboa, abriram-se durante a tarde de hoje para um lanche para os sem-abrigo e para os mais carenciados, mostrando que o Natal é um «direito» de todos.

Tal como explicou à Lusa o reitor do Santuário de Santo António, esta é uma iniciativa que nasce no seguimento de outra idêntica, com mais de 83 anos, onde todas as segundas-feiras é distribuído pão e algum dinheiro pelos mais pobres.

PUB

«Agora, como estamos no Natal e estes irmãos que nós aqui ajudamos todas as segundas-feiras vêm, hoje queremos juntá-los a eles com muitos mais que vivem na rua, sem abrigo e com muitas carências e queremos sobretudo passar-lhes esta mensagem, que de facto o Natal não é um privilégio de ninguém, não é de uma cultura ou de uma religião, mas é de facto um acontecimento que marca toda a humanidade», disse o irmão franciscano Armindo Carvalho.

Sonhos para comer

No cima das escadas, as portas da igreja abrem-se de par em par para dar algum conforto a quem mais precisa. Diante de uma mesa repleta de iguarias natalícias, todas as pessoas que cheguem têm direito a um saco com o respectivo lanche.

«É-lhes dado um saco com dois pães, um com leitão, outro sem nada, duas garrafas de cerveja, bolo-rei e têm também estes sonhos para poderem comer», explicou o voluntário José Correia.

Dorme algures

José Agostinho, 52 anos, costuma dormir algures pelo Largo do Rato, mas foi junto dos amigos que tem em Santa Apolónia que soube desta iniciativa.

«É um pequeno convívio, é uma forma de convivermos uns com os outros e temos como compensação um lanchinho», diz, com um sorriso tímido.

Para o frade Armindo Carvalho, a mensagem que é transmitida é bastante simples. «Deus, na história do homem entrou no Natal e, a partir daí, ele faz parte da nossa história e portanto da história de todos», rematou.

PUB

Relacionados

Últimas