Já fez LIKE no TVI Notícias?

PSP vai gastar 5 milhões para a Cimeira da NATO

O Ministério da Administração Interna já deu luz verde para a compra de equipamento e material de ordem pública

A PSP já tem autorização do Ministério da Administração Interna (MAI) para um reforço extraordinário do orçamento, no valor de cinco milhões de euros, para aquisição de equipamentos e material de manutenção da ordem pública para utilizar na Cimeira da NATO, a 19 e 20 de Novembro. É a PSP que vai assegurar a segurança do Parque das Nações, onde se vai realizar o encontro com os principais líderes mundiais, incluindo Barack Obama.

De acordo com o «Diário de Notícias» (DN), que avança a notícia, a verba foi retirada do Governo Civil de Lisboa e as compras vão ser feitas por ajuste directo e sem concurso público. De acordo fontes citadas pelo mesmo jornal, nestes casos, o código da contratação pública permite esta fórmula, já que se trata de «material crítico, de segurança, isento de concurso público».

PUB

Os cinco milhões vão servir para comprar material diverso, nomeadamente seis veículos blindados, fabricados nos Estados Unidos. São veículos que servem para transportar e distribuir equipas de intervenção para as chamadas «zonas quentes» de altercação da ordem pública. Têm capacidade para transportar seis pessoas e são anti-bomba, anti-fogo, anti-minas. São iguais àqueles que são utilizados pelos militares norte-americanos no Iraque.

Mas a PSP vai ainda comprar material de segurança mais sensível, como equipamento para bloquear telemóveis e também escudos, viseiras, capacetes, gás pimenta, gás lacrimogéneo e também barreiras para vedar toda a zona do Parque das Nações e estruturas móveis para montar check points.

PUB

Últimas