Já fez LIKE no TVI Notícias?

Politécnico de Leiria cancela abertura solene do ano

Decisão tomada devido a cortes orçamentais

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) anunciou hoje, em comunicado, o cancelamento da tradicional cerimónia de abertura do ano letivo, como forma de protesto contra aos cortes orçamentais anunciados pelo Governo, noticia a Lusa.

O presidente do IPL, Nuno Mangas, considera ser necessário fazer sentir ao Governo, à Assembleia da República e ao Ministério das Finanças, «a insustentabilidade destes cortes que tornam o orçamento (...) absolutamente inexecutável e fortemente ameaçador da viabilidade» da instituição.

PUB

No caso do IPL, está em causa uma diminuição de 1,8 milhões de euros, já que as verbas previstas no Orçamento de Estado para 2013 diminuem de 20,9 para 19,1 milhões de euros, cortes que Nuno Mangas adjetiva como «violentos e insustentáveis».

O presidente do estabelecimento de ensino superior lembra que o IPL e as suas escolas «adotaram ao longo dos últimos dois anos um elevado número de medidas de racionalização e corte na despesa», pelo que «a margem para novas medidas é já muito reduzida».

Caso os cortes anunciados pelo Governo se mantenham, frisa, «o normal funcionamento da instituição estará em causa», admitindo, contudo, «que seja encontrada uma solução em sede própria».

A abertura do ano solene do ano letivo realiza-se no IPL desde 2000 e nestas cerimónias marcaram presença ex-presidentes da República, como Mário Soares e Jorge Sampaio.

O IPL possui 12 mil estudantes, 900 docentes e 316 colaboradores técnicos e administrativos espalhados por cinco escolas superiores, localizadas em Leiria, Peniche e Caldas da Rainha.

A instituição ministrou no ano letivo transato 67 cursos de licenciatura (46 em regime diurno, 16 em regime pós-laboral e cinco em regime de ensino a distância), 36 cursos de mestrado e 12 cursos de pós-graduação, 27 cursos de especialização tecnológica e um Curso Preparatório para as provas M23.

PUB

Últimas