Já fez LIKE no TVI Notícias?

Centro de saúde pede por SMS aos utentes para que paguem as dívidas

Utentes da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) tem uma dívida de 2,5 milhões de euros

A dívida dos utentes da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), relativa a taxas moderadoras, ultrapassa os 2,5 milhões de euros, revelou hoje a entidade, que reclama os pagamentos aos devedores através de SMS.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a ULSNA, que gere os hospitais de Portalegre e Elvas e os 16 centros de saúde existentes nos 15 concelhos do distrito de Portalegre, explica que a dívida dos utentes é referente a taxas moderadoras em consultas, exames complementares de diagnóstico e outros serviços de saúde prestados.

PUB

Segundo a mesma nota, o conselho de administração da ULSNA decidiu “informar os devedores, através de SMS, da dívida de cada um”.

Contactada pela Lusa, Isabel Curvo, jurista da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), explicou que as dívidas ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) prescrevem três anos após a data da prestação dos serviços.

“Se os serviços foram prestados há mais de três anos, normalmente, essas dívidas consideram-se prescritas”, disse.

Considerando ser “importante saber” qual é a data efetiva da prestação do serviço, Isabel Curvo aconselhou os utentes a questionarem a ULSNA, por escrito e carta registada, sobre a origem da dívida.

“Depois de saber exatamente estes dados e caso o episódio já tenha ocorrido há mais de três anos, a pessoa tem de invocar a prescrição. Por isso é que tem de saber efetivamente de quando é a dívida”, acrescentou.

PUB

Últimas