Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bolhão: «desrespeito pelo património»

Relacionados

Porto: Arquitectos contra projecto de remodelação do mercado

Um grupo de estudantes de arquitectura e arquitectos do Porto está contra o projecto aprovado pela Câmara do Porto para reconversão do mercado do Bolhão, que consideram ser «um acto de puro mercantilismo e um desrespeito absoluto pelo património histórico e cultural» da cidade.

Para este grupo, a autarquia está a praticar «a vergonhosa acção de desactivar um dos mais emblemáticos símbolos do Comércio Tradicional da cidade, construído durante a Primeira Guerra Mundial, para dar lugar a mais um centro comercial».

PUB

Porto: aprovada renovação do Mercado do Bolhão

Num manifesto que será entregue esta segunda-feira, antes da reunião da assembleia municipal que vai discutir o tema, o grupo lamenta que o projecto preveja «a demolição de todo o interior do edifício, deixando apenas a fachada», preenchendo o interior com «placas de betão» e defende que o mercado «pode ser reabilitado com respeito pelos justos interesses económicos, patrimoniais e culturais».

Defendem a manutenção do Mercado do Bolhão aberto pelo seu interior e mantendo as características compositiva e funcional, a manutenção do terrado como mercado tradicional de bens alimentares perecíveis e da Galeria aberta para o Terrado. Além disso, não prescindem da estrutura da cobertura em «madeira de Riga», pela sua beleza arquitectónica.

Joaquim Massena, mestre em Restauro e Reabilitação do património e autor do projecto de reabilitação do mercado do Bolhão aprovado em 1998 pela Câmara do Porto, então presidida por Fernando Gomes, e pelo Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) é o primeiro subscritor deste documento.

PUB

Este projecto foi abandonado pela Câmara de Rui Rio, que lançou novo concurso público para a reconversão do edifício.

O manifesto será ainda entregue ao Presidente da República, ao Provedor de Justiça e ao Presidente da UNESCO.

Além deste documento, o grupo vai organizar ainda uma série de tertúlias para debater as soluções para o mercado do Bolhão. A primeira decorre na próxima quarta-feira, dia 30, no Café de Ceuta. O evento, aberto à comunidade, contará com as presenças do arquitecto Joaquim Massena e do escultor José Rodrigues.

PUB

Relacionados

Últimas