Já fez LIKE no TVI Notícias?

Petição online pelos contentores em Lisboa

Relacionados

Professor universitário sublinha a importância da infra-estrutura para o desenvolvimento e sustentabilidade da cidade e do país

Um professor universitário lançou na Internet uma petição a favor da extensão do terminal de contentores de Alcântara, sublinhando a importância da infra-estrutura para o desenvolvimento e sustentabilidade da cidade e do país.

«Na minha opinião as cidades portuárias devem conviver saudavelmente com todas as actividades envolventes, nomeadamente as de recreio e lazer. No caso de Lisboa, se aquele terminal desaparecer basicamente o porto de Lisboa desaparece», afirmou João Quaresma Dias, primeiro signatário da petição, em declarações à agência Lusa.

PUB

Segundo o docente e coordenador do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, se os concessionários entendem que têm clientes devem pedir mais área à autoridade portuária.

«Isso é bom para o país, que importe e exporte mais. Não há nenhum inconveniente em acrescentar uma centena de metros ao actual terminal. Com mais movimento há mais comboios, mais camiões, mais gruas, logo há mais emprego, mais operadores de gruas, mais responsáveis por operações», exemplificou.

A petição «Em Defesa de Lisboa» pode ser assinada no endereço electrónico http://www.gopetition.com/online/23002.html.

140 mil empregos

No documento, o professor universitário, que foi administrador portuário durante seis anos, relembra que o Porto de Lisboa e as actividades que dele dependem «empregam cerca de 140 mil pessoas e representam cinco por cento do PIB regional e dois por cento do PIB nacional».

Por isso, apela para que «uma das infra-estruturas mais importantes para o desenvolvimento e sustentabilidade da cidade e do país sucumba ao populismo irresponsável».

PUB

«A tendência actual é os terminais de contentores estarem perto dos centros de consumo e produção. Um exemplo curioso é o de Londres em que as docas fugiram para longe nos anos 70 e agora estão a regressar porque era demasiado dispendioso», explicou.

Miguel Sousa Tavares e mais 8 mil contra contentores

Na sexta-feira foi entregue na Assembleia da República uma petição contra o projecto de ampliação do terminal, que até às 17:00 de quinta-feira já tinha recolhido mais de 8.000 assinaturas.

A recolha foi lançada segunda-feira por um movimento de cidadãos liderado pelo escritor Miguel Sousa Tavares e integra a Associação dos Concessionários da Doca de Santo Amaro.

Os subscritores da petição «Lisboa é das pessoas. Mais contentores não» pedem a revogação do decreto-lei que alarga a concessão até 2042 do terminal à empresa Liscont, detida maioritariamente pela Mota-Engil.

Defendem que a ampliação da capacidade do terminal implica a criação de uma muralha com cerca de 1,5 quilómetros com 12 a 15 metros de altura entre a cidade de Lisboa e o Rio Tejo e que vai sujeitar aquela zona a um período de obras de cerca de seis anos, impedindo a população de aceder ao rio pelas «Docas».

PUB

Relacionados

Últimas