Já fez LIKE no TVI Notícias?

Um milhão de portugueses com diabetes

Esta quarta-feira é apresentado o Relatório Anual «Diabetes 2009: Factos e números»

Um terço da população portuguesa sofre de diabetes ou está em risco de vir a sofrer de uma doença cujos gastos com medicamentos ascenderam a 109 milhões de euros em 2008, segundo dados do Observatório Nacional da Diabetes a apresentar esta quarta-feira, escreve a Lusa.

Estima-se que Portugal tenha 900 000 diabéticos, 11,7 por cento da população entre os 20 e os 79 anos, sendo que 400 000 não sabem que têm a doença, disse à agência Lusa o coordenador do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes, José Manuel Boavida.

PUB

Segundo o especialista, há ainda 23 por cento da população com risco elevado de ter diabetes, por já sofrer de pré-diabetes.

O Observatório, criado por iniciativa da Sociedade Portuguesa de Diabetes, encarregou-se de elaborar um relatório anual e os seus responsáveis esperam com os dados recolhidos conseguir desafiar a sociedade e os decisores políticos para «uma reflexão importante sobre os caminhos que a luta contra a diabetes deve ter em Portugal», destacou.

Os dados a apresentar hoje constam no Relatório Anual «Diabetes 2009: Factos e números» e revelam o impacto da doença a vários níveis.

Em oito anos os internamentos passaram de 60 000 (em 2000) para 110 000 (em 2008), o que revela «um aumento de 85 por cento», frisou o médico.

«Diabetes 2009: Factos e números»

As causas de internamento devem-se, em primeiro lugar, a problemas cárdio-vasculares, seguindo-se a descompensação e complicações da diabetes, explicou, referindo como terceira causa as doenças do sistema respiratório, embora também haja internamentos relacionados com cancro, pneumonias e gripes.

PUB

O tempo médio de internamento reduziu-se de 11,5 para 8,7 dias, o que «corresponde a uma melhoria a nível do tratamento nos hospitais», assinalou José Manuel Boavida.

Por outro lado, entre os doentes internados por AVC (Acidente Vascular Cerebral), 25 por cento têm diabetes, o que significa um aumento de 30 por cento nos últimos oito anos.

O mesmo aumento verificou-se entre os pacientes que procuram auxílio devido a enfartes do miocárdio (29 por cento são diabéticos).

«O peso da diabetes aumentou 30 por cento nos últimos oito anos», destacou, acrescentando que no universo de doentes que fazem hemodiálise 25 por cento têm diabetes.

Os dados reunidos no documento a apresentar hoje, em Lisboa, permitem quantificar o que custa a diabetes: 37 milhões de euros em testes de glicemia (para ver o açúcar no sangue) e 400 milhões de euros em internamentos, além dos medicamentos.

«A despesa da diabetes em Portugal é pelo menos de mil milhões de euros, o equivalente a 7 por cento da despesa em saúde e 0,7 por cento do Produto Interno Produto (PIB) português», calculou.

Na apresentação oficial destes dados, a realizar no Museu da Electricidade, é esperada a presença da ministra da Saúde, Ana Jorge.

PUB

Últimas