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Muito fracos em Gramática

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Nas provas de aferição do 6º ano apenas 11% responderam correctamente

Só 11 por cento dos alunos do 6º ano responderam correctamente a questões relacionadas com o «conhecimento explícito» da Língua Portuguesa nas provas de aferição realizadas em Maio, segundo um relatório a que a Lusa teve acesso.

De acordo com o documento do Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE) sobre os resultados destes testes, os alunos deste ano de escolaridade revelaram conhecimentos muito fracos naquela competência (Gramática) quando comparados com os colegas do 4º, obtendo menos 50 pontos percentuais a nível das respostas com cotação máxima.

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Já na «expressão escrita», só cerca de um terço dos estudantes dos dois níveis de ensino responderam de forma inteiramente certa às questões, com uma ligeira vantagem dos alunos do 6º ano (34,7 por cento) sobre os do 4º (32,6).

As competências relacionadas com a leitura são as que registam o melhor desempenho por parte dos alunos, com cerca de 63 por cento de respostas correctas nos dois níveis de escolaridade.

Em declarações à Lusa, o presidente do GAVE, Carlos Pinto Ferreira, considerou «não ser surpreendente» o melhor desempenho ao nível da leitura, já que para se ter a pontuação máxima na escrita é preciso «não ter erros de ortografia e estar tudo sintacticamente correcto», entre outros critérios.

Em Junho, o Ministério da Educação divulgou apenas os dados globais, não especificando os resultados dos alunos nas diferentes competências que estavam a ser testadas. Assim, em termos globais, mas sem revelar a média nacional, a tutela indicou que entre os alunos do 6º ano, 85 por cento obteve nota positiva a esta disciplina, um resultado alcançado por quase 90 por cento dos colegas do 4º ano.

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Em relação à Matemática, só quatro em cada dez estudantes do 6º ano obtiveram a cotação máxima nas questões relacionadas com Geometria, Números e Cálculo, uma prestação muito abaixo da alcançada nos domínios de Estatísticas e Probabilidades (73 por cento) e Álgebra e Funções (66,9).

No quarto ano, os alunos revelam melhor desempenho a Álgebra e Funções (70,5 por cento) e Geometria e Medida (70,4) e pior nos restantes domínios mas, ainda assim, com percentagens entre os 60 e 65 por cento a Estatística e Probabilidade e a Números e Cálculo.

Em termos globais, 41 por cento dos alunos do 6º ano obteve «Não Satisfaz», dos quais 6,6 por cento tiveram a nota mais baixa, alcançando o Nível 1, numa escala até cinco valores, o que equivale a uma classificação entre os zero e os 20 por cento.

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