Já fez LIKE no TVI Notícias?

Saiba como prevenir a gripe A

Perante um número de casos que não pára de aumentar, há que ter em conta alguns cuidados a seguir

Os casos de gripe A multiplicam-se por todo o mundo, assim como vai aumentando o número de mortes causadas pelo vírus. Mesmo colocando as pessoas em alerta total e preocupados com o cenário que se vai alterando de dia para dia, ainda se desconhece esta ameaça, daí que nunca é demais saber algumas regras a ter em conta, como forma de prevenção deste novo vírus.

Muito se tem dito sobre a gripe A, o tão falado vírus H1N1. Trata-se de um novo subtipo do vírus da gripe que contem genes da variante humana, da aviaria e da suína, numa combinação nunca antes observada pelos cientistas.

PUB

A transmissão do vírus H1N1 verifica-se como em qualquer outra gripe sazonal, podendo propagar-se pelo ar, por micro gotículas de saliva que podem ser transmitidas num espirro ou num ataque de tosse.

Mas além destas formas, a contaminação pode também efectuar-se a partir do contacto rotineiro com alguns objectos, como por exemplo, uma maçaneta duma porta.

Actualmente o alarme é geral, colocando as pessoas num estado de alerta. Acontece que daqui a algum tempo, poderá passar por um vírus da gripe como outro qualquer. Isto porque, tal como a subdirectora-geral da saúde, Graça Freitas, explica «os vírus começam por ser novos. Depois, toda a população toma contacto com eles, vai adoecendo ou vai-se vacinando, vai adquirindo imunidade e portanto dá-se origem a uma nova dinastia de vírus», disse.

No entanto, há que ter em conta alguns cuidados, uma vez que ainda não há um fármaco eficaz para combater este vírus. Há, igualmente, que alertar as crianças para os seguirem.

PUB

Cuidados a ter

Em primeiro lugar, há que lavar as mãos várias vezes ao dia, uma vez que estão sujeitas a tocar em várias superfícies.

Sempre que espirrar ou tossir, coloque um lenço de papel à frente da boca e do nariz.

Quando possível, evite sítios com muita gente.

Em muitos países, a adopção da máscara de protecção foi encarada como uma solução para evitar o contágio do vírus. Em Portugal não se verificou essa tendência, até porque «não há nenhuma evidência científica de que isso os proteja», disse Graça Freitas.

Atentos aos sintomas

Acima de tudo, as pessoas devem estar atentas aos sintomas, que são muito semelhantes aos de uma gripe comum, como febre, tosse, nariz entupido, dores de garganta, de cabeça, dores no corpo, arrepios, podendo ainda ocorrer vómitos e diarreia.

Em caso de alguns destes sintomas, a linha 24 disponibiliza um serviço de atendimento telefónico, que aconselha o procedimento mais adequado perante a situação descrita pelo utente. Para isso, basta ligar o 808 24 24 24.

PUB

Últimas