Já fez LIKE no TVI Notícias?

Greve: ministério diz que adesão foi de 61%

Secretário de Estado admite que «adesão é significativa», mas fica longe dos 100%

Como é habitual, depois dos números dos sindicatos, surgem sempre os números da Greve avançados pelo Governo. No que diz respeito aos protestos dos professores a situação não é diferente, embora neste caso se fala sempre numa adesão muito significativa.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, a taxa de adesão às 11h da manhã é de 61% e apenas 30% das escolas foram levadas a encerrar, «o que fica muito longe dos números avançados pelos sindicatos, que falam em cerca de 100%», Em todo o caso, «os dados apurados revelam uma adesão significativa», frisou, em conferência de imprensa.

PUB

«O Ministério mantém a mesma postura em relação à situação anterior, por isso mantém abertura para negociação com todos os parceiros. O processo é para avançar, porque a lei não se suspende», vincou, lançando um ataque aos sindicatos:

«Nem as nossas propostas foram discutidas, nem os sindicatos apresentaram propostas. É claro que o problema não se deve ao Ministério da Educação de apresentar propostas ou à sua inflexibilidade, mas à irredutibilidade e total intransigência dos sindicatos de professores, que normalmente lamentamos. Não temos tido os sindicatos de professores como parceiros na abertura para dialogar».

«As escolas estão a funcionar normalmente. É falso que existe caos nas escolas e quero, por isso, tranquilizar os pais», acrescentou Valter Lemos, considerando que «em democracia não faz sentido fazer ultimatos, pois tem de haver negociação».

Dados oficiais

O Ministério da Educação, de acordo com os dados registados oficialmente, informa que a adesão à greve registou, às 11 horas da manhã, os seguintes números. A informação baseia-se nos números recolhidos e enviados pelos conselhos executivos das escolas para o Ministério da Educação. Os números finais só poderão ser definitivamente apurados decorridos cinco dias após a greve.

PUB

Norte:

Número de agrupamentos/esc. Secundárias encerradas ¿ 142 (em 399), 35,5%

Professores em falta: 90,4%

Centro

Número de agrupamentos/esc. Secundárias encerradas ¿ 115 (em 256), 44,9%

Professores em falta: 72,1%

Lisboa e Vale do Tejo

Número de agrupamentos/esc. Secundárias encerradas ¿ 83 (em 369), 22,4%

Professores em falta: 45,3%

Alentejo

Número de agrupamentos/esc. Secundárias encerradas ¿ 14 (em 97), 14,4%

Professores em falta: 44,8%

Algarve

Número de agrupamentos/esc. Secundárias encerradas ¿ 8 (em 68), 11,7%

Professores em falta: 45,6%

Total

Número de agrupamentos/esc. Secundárias encerradas ¿ 362 (em 1189), 30,4%

Professores em falta: 61%

PUB

Últimas