A Associação de Professores de Português considerou esta terça-feira surpreendente o facto de a avaliação ser referida apenas três vezes em todo o novo programa de língua portuguesa do ensino básico criticando ainda a indefinição de critérios, escreve a Lusa.
«Parece inacreditável como só se fala três vezes de avaliação num programa», disse o presidente da Associação de Professores de Português (APP), Paulo Feytor Pinto.
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Falta de critérios
Após análise da proposta, a APP concluiu ainda que há «falta de critérios universais de avaliação dos alunos». «Defendemos a revisão do programa para acabar com esta confusão», afirmou.
No entanto, a APP também encontrou medidas «boas» no programa. «É importantíssimo que haja flexibilidade nos programas, mas é uma medida que vai criar dificuldades», disse.
A APP destaca também a introdução de práticas experimentais nas aulas de português, «mas com desdobramento de turmas, como acontece nas aulas práticas de ciências».
Formação para os professores
Paulo Feytor Pinto salientou ainda a entrada em vigor da terminologia linguística, algo pelo qual a APP lutava há 12 anos.
A associação alerta ainda que «tem que haver formação de professores, porque os docentes foram formados para outros programas».
O facto que a proposta de programa não falar em «experimentação» também preocupa a APP.
«Em nenhum lado se fala em experimentação. Implantam-se programas sem serem experimentados, o que pode ser um contributo para que as coisas não corram bem», acrescentou.
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