Já fez LIKE no TVI Notícias?

Apresentada Federação Nacional dos Sindicatos de Polícia

Agentes da autoridade querem falar a uma só voz

O Sindicato Unificado, a Associação Sindical de Oficiais e o Sindicato Nacional apresentaram esta terça-feira, em Lisboa, a Federação Nacional dos Sindicatos de Polícia (FENPOL), que pretende defender «os direitos dos polícias» a uma só voz, noticia a Lusa.

Ernesto Peixoto Rodrigues, presidente da FENPOL e cumulativamente presidente do Sindicato Unificado de Polícia (SUP), disse à agência Lusa que se trata de um «momento histórico», porque pela primeira vez foi criado um organismo com estatutos, regras e uma única voz «para defender com legitimidade os interesses das forças de segurança».

PUB

Assegurando que a FENPOL está aberta «a todos os outros sindicatos da PSP», Peixoto Rodrigues explicou que a estrutura tem como primeiro desafio contribuir para alterar o novo estatuto profissional da PSP, que considera lesivo aos interesses da polícia.

O sindicalista falou com «indignação» das inúmeras graduações e recrutamentos excepcionais na carreira de oficiais. Contudo, e apesar de não existir nenhuma ilegalidade, disse que o «legal não significa legítimo ou moral», considerando que aquelas medidas são uma «afronta» para todos aqueles que diariamente «arriscam a vida».

Críticas à avaliação

Peixoto Rodrigues salientou que existe «uma clara e urgente necessidade de alteração do novo estatuto do pessoal da PSP». Para tal, importa fazer uma «nova análise da progressão na carreira», frisou, considerando que o sistema de avaliação é «tecnicamente medíocre e humanamente desprezível».

«Existe uma clara necessidade de que os elementos policiais sejam dotados de uniformes funcionais, tendo em conta as diversas regiões climáticas do país», acrescentou.

PUB

Reivindica também «uma rede de comunicações funcional, integrada no esforço de modernização das redes transeuropeias de telecomunicações».

Peixoto Rodrigues acrescentou ainda que dotar a PSP de «armamento idêntico» ao dos polícias congéneres da União Europeia e dar-lhe um parque automóvel de acordo com as exigências de serviço é fundamental para fazer face ao aumento da criminalidade.

«Queremos que os nossos cidadãos tenham mais e melhor segurança e é para que isso possa ser assegurado que fazemos muitas das nossas reivindicações», concluiu o presidente da FENPOL.

A tomada de posse dos membros da FENPOL, que aconteceu hoje na Casa do Artista-Teatro Armando Cortez, contou com a presença dos elementos que tomaram posse na federação, de dezenas de polícias e de Alice Feiteira, em representação do ministro da Administração Interna.

PUB

Últimas