Já fez LIKE no TVI Notícias?

Militante do Bloco de Esquerda detido no Rossio

Relacionados

Três detenções depois de confrontos entre polícia e acampados no Rossio

A PSP deteve este sábado três jovens que estavam acampados há duas semanas em protesto na praça do Rossio em Lisboa. Ao que o tvi24.pt apurou um dos detidos é um militante do Bloco de Esquerda que está já acompanhado por um advogado do partido na esquadra da Praça de Espanha.

Ao que foi também possível apurar, os confrontos na praça começaram com a Polícia Municipal que deteve um dos jovens e acabou por chamar a PSP. Os agentes do Comando Metropolitano de Lisboa auxiliaram os polícias municipais a restabelecer a ordem pública, mas fonte do Comando da PSP esclarece que as detenções são da responsabilidade da Polícia Municipal.

PUB

Segundo adiantou a Lusa, a intervenção policial começou cerca das 15:30, quando as forças de segurança carregaram sobre alguns dos cerca de 100 manifestantes. A PSP recolheu algumas tendas e cartazes, mas os jovens recusam-se a desmobilizar e não percebem o que causou a intervenção policial.

«Estamos aqui acampados há mais de uma semana e sempre houve uma grande interacção com todos os polícias municipais que aqui estiveram. Hoje não sei o que aconteceu», disse Raquel Bravo, integrante do Movimento Democracia Verdadeira Já, que promoveu a concentração na Praça do Rossio, no centro da cidade.

De acordo com a manifestante, um dos membros do grupo «estava a enrolar um cigarro pacificamente» quando um agente pediu a sua identificação, gerando-se posteriormente uma grande confusão com insultos e violência física.

«Tenho várias marcas de bastões. Levaram três pessoas sem sabermos como e tiraram-nos tudo. Isto é uma vergonha», contou a jovem à reportagem da agência Lusa.

Por outro lado, fonte da Polícia Municipal alegou que o grupo de contestatários tentou agredir os agentes municipais no «cumprimento do seu dever», precisando que até ao final do dia de hoje a Praça do Rossio terá de ficar «livre e desocupada».

Para as 19:00 está prevista no local uma assembleia popular, que já estava prevista antes da intervenção policial, e que poderá agora ganhar novos contornos, advertem os manifestantes.

PUB

Relacionados

Últimas