Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ciganos: «Isto é uma atitude racista do Estado»

Relacionados

SOS Racismo faz duras críticas à forma como os ciganos da Quinta da Fonte estão a ser tratados

«Isto é uma atitude racista do Estado», considera José Falcão, activista do movimento SOS Racismo, que esta manhã se deslocou à concentração de ciganos da Quinta da Fonte.

Em declarações ao PortugalDiário, José Falcão interroga-se sobre a legitimidade da actuação da polícia na expulsão das famílias ciganas do jardim fronteiriço à autarquia de Loures.

PUB

«Eu gostava de saber porque é que quando os camionistas e as empresas de camionagem pararam o País de uma ponta à outra não houve intervenção policial. E porque que é que as pessoas que não têm uma casa temporariamente - e por causa dos problemas que toda a gente sabe - são escorraçados da câmara de Loures». Por isso, Falcão não tem dúvidas «Há dois pesos e duas medidas».

O activista contra o racismo descreve o bairro da Quinta da Fonte como um «barril de pólvora, para onde foram escorraçadas pessoas para não incomodarem a vista a uma série de gente, e para que os terrenos pudessem ser especulados».

José Falcão também aponta o dedo aos construtores de bairros sociais como o da Quinta da Fonte, alegando que as autarquias nem sequer controlam a construção dos imóveis. «Os patos bravos da construção civil fizeram o que lhes apeteceu nestes bairros, onde não houve controlo por parte das autarquias», disse.

O aumento da presença policial na Quinta da Fonte não é uma solução que José Falcão defenda neste caso, até porque, como recorda, «estava a polícia lá e as casas foram vandalizadas».

PUB

Relacionados

Últimas