Já fez LIKE no TVI Notícias?

Nacionalidade: «Todos os timorenses ficarão contentes»

Relacionados

Comentou o Presidente da República de Timor-Leste, Ramos Horta

O Presidente da República de Timor-Leste, Ramos Horta disse, esta quarta-feira, em Braga, que «todos os timorenses ficarão contentes» se for verdade que todos os que nasceram até 2002 usufruem da nacionalidade portuguesa, noticia a Lusa.

«Portugal é um país soberano! Mas se a lei da imigração determinar que os timorenses nascidos antes da independência também têm nacionalidade portuguesa, todo o povo vai ficar satisfeitíssimo», comentou Ramos Horta, ao falar com os jornalistas no final de uma conferência que hoje proferiu na Universidade do Minho, em Braga.

PUB

O presidente timorense salientou que compete a Portugal fazer as suas próprias leis mas acentuou que, «no caso dos timorenses mais velhos, sãos justas as pensões de reforma, os muitos milhões de euros que vão de Portugal para Timor».

«Há dias, encontrei um enfermeiro reformado em Timor, que recebe uma reforma de dois mil euros mensais do Estado Português, o que é mais do que ganha o Presidente da República», referiu.

Questionado sobre o processo judicial acerca da tentativa de assassínio de que foi alvo, e que visava também atingir o actual primeiro-ministro, Xanana Gusmão, Ramos Horta disse que o procurador-geral da República o informou de que os supostos culpados seriam acusados «dentro de dias».

«Não sei quais as acusações, nem se foi ou não encontrada uma razão para o crime», afirmou, quando questionado pelos jornalistas.

PUB

Relacionados

Últimas