Já fez LIKE no TVI Notícias?

Milho transgénico: estudo não tem credibilidade

Conclusão do Centro de informação de Biotecnologia

O CiB (Centro de Informação de Biotecnologia) concluiu que o estudo sobre efeito de milho transgénico NK603 em ratos não tem credibilidade e está «enquadrada num projeto de comunicação», que «inclui lançamento de livro e filme».

Em comunicado que a Lusa cita, o CiB refere que o artigo sobre o estudo de uma equipa de investigação francesa, publicado na revista científica Food and Chemical Toxicoloy, na terça-feira, «nunca deveria ter sido publicado».

PUB

«Os seus autores dizem que é o primeiro estudo de longo prazo em animais. A mesma revista publicou em 2011 uma revisão de 12 estudos de longo prazo de alimentação com produtos transgénicos, onde se verifica que, em nenhum caso, foram encontrados efeitos negativos na saúde animal. O artigo agora publicado não foi devidamente revisto pelos revisores desta revista e deveria ser imediatamente retirado», lê-se na nota, assinada por Pedro Fevereiro, presidente do Cib.

O CiB acrescenta que «existem centenas de dados e relatos científicos credíveis que provam precisamente o oposto do que é apresentado» e lança a interrogação se não existirá «uma conspiração mundial para, propositadamente, utilizar os produtos transgénicos para fazer mal a pessoas e animais».

Em Portugal, a área cultivada com milho transgénico MON810 aumentou de 772,3 hectares em 2005 para 7.723,1 em 2011, de acordo com números do Ministério da Agricultura que a Lusa teve acesso.

PUB

Últimas