Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugueses não reciclam electrodomésticos

Relacionados

Equipamentos velhos são deixados na rua em vez de entregues para reciclar

Portugal não responde satisfatoriamente às directivas europeias sobre reciclagem de equipamentos eléctricos e electrónicos, revelou hoje o Director-Geral da Amb3E - Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE).

Para alcançar os objectivos anunciadas de 40 mil toneladas recolhidas deste tipo de resíduos, Lamy Fontoura propõe-se sensibilizar o cidadão-consumidor com uma campanha porta a porta denominada de «Electro Trocados» e que visa contactar directamente 164 mil lares portugueses até final de 2008.

PUB

Em declarações à Agência Lusa, o director-Geral da Amb3E referiu que «a campanha Electro Trocados visa alcançar um desígnio nacional e respeitar uma directiva comunitária de reciclagem de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) na ordem dos 4 quilos por cidadão».

«Falamos de torradeiras, computadores, ferros de engomar, lâmpadas, telemóveis, televisores, enfim, tudo o que esteja em fim de vida no âmbito dos REEE», acrescentou.

Lamy Fontoura, que hoje apresentou esta campanha em Abrantes, onde visitará 16 mil lares até final do ano, salientou que «mais de 80 por cento dos portugueses não sabe ainda» como encaminhar para reciclagem este tipo de materiais e que «mais de 40 por cento dos cidadãos deixam este tipo de resíduos na rua» para serem recolhidos pelos serviços das respectivas câmaras municipais.

Com uma estimativa de recolha de "cerca de 20 toneladas de REEE até final do ano", o Director-Geral da Amb3E, a maior entidade gestora certificada pelo Governo e responsável pela gestão de 75 por cento deste tipo de resíduos, considera que "ainda se vai ficar aquém dos valores exigidos" uma vez que esse valor representa apenas 2 quilos por cidadão.

PUB

"O nosso objectivo é chegar às 31 toneladas em 2008 mas como ainda estamos a meio da implementação da rede dos Centros de Recolha, os resultados podem ser considerados satisfatórios", afirmou.

A outra entidade gestora licenciada pelo Estado, a ERP - com uma faixa territorial menor -, prevê recolher "perto de 9 mil toneladas", pelo que, no total, Portugal enviará para reciclagem cerca de 30 mil toneladas, o equivalente a 3 quilos por cidadão.

Lamy Fontoura lembrou que "os portugueses ainda estão pouco informados sobre o que têm que fazer e alguns retalhistas que colocam os aparelhos no mercado ainda se recusam a aceitar o velho em troca do novo, como a lei exige".

PUB

Relacionados

Últimas