Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugal celebra o Maio de 68

Relacionados

Conferências, uma semana de cinema e exposição de cartazes assinalam os 40 anos da revolução estudantil em França

Os 40 anos do Maio de 68 são assinalados em Portugal com várias iniciativas, incluindo conferências, uma semana de cinema e uma exposição de cartazes, noticia a Lusa.

O antigo líder estudantil Daniel Cohn-Bendit, figura emblemática do Maio de 68, estará na Fundação Mário Soares, em Lisboa, para uma conferência a 12 de Junho.

PUB

Maio de 68: cronologia dos acontecimentos

O Instituto Franco-Português organizou em parceria com o Instituto de História Contemporânea e com o Le Monde Diplomatique um colóquio internacional, que reuniu (a 11 e 12 de Abril) um conjunto de intelectuais cujas investigações incidiram sobre as mais variadas dimensões do movimento estudantil e social de 1968.

No mesmo Instituto, a semana de 5 a 9 de Maio será dedicada a «Maio de 68 no cinema» com duas sessões por dia que permitem descobrir filmes realizados em 1968 ou que tenham um olhar sobre os acontecimentos da época.

«A maioria destes filmes é inédita em Portugal e emblemática do cinema militante em França», disse Elsa Cornevin, do Instituto Franco-Português.

«Loin Du Vietnam», um «filme manifesto» contra a guerra do Vietname que juntou os pontos de vista de realizadores como Jean-Luc Godard, Agnès Varda, Chris Marker ou Alain Resnais, será exibido nesta semana.

PUB

Os «Cinétracts», cerca de 50 filmes curtos, com uma duração de dois a três minutos, realizados em 1968 por um colectivo que reuniu amadores e grandes nomes do cinema francês, com o objectivo de despertar consciências e de agitação imediata, integram também a lista dos filmes a apresentar nesta semana.

O Instituto Franco-Português vai exibir uma outra película de Godard, «Un Film comme les autres».

As comemorações dos 40 anos do Maio de 68 incluem ainda um concerto, na Fábrica de Braço de Prata, com os Kronstadt Big Band.

A Fundação Mário Soares, que já inaugurou uma exposição com 30 reproduções de cartazes do Maio de 68 e dois originais, vai promover um debate a 28 de Maio intitulado «Maio de 68 - e Portugal?».

PUB

Relacionados

Últimas