Já fez LIKE no TVI Notícias?

Imigrantes na Madeira «são felizes»

Relacionados

Afirma a Alta Comissária para a Imigração e Dialogo Intercultural, Rosário Farmhouse

A Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), Rosário Farmhouse, afirmou hoje, no Funchal, que dados provisórios do organismo indicam que os imigrantes na Madeira «são felizes e sentem-se bem integrados».

A responsável falava durante a assinatura de um protocolo entre a Secretaria Regional dos Recursos Humanos e o ACIDI para a criação e desenvolvimento de um Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII) na região, o 87.º no país.

PUB

«Do pouco que pude apurar, porque são resultados muito provisórios, de facto os imigrantes são felizes na Madeira, sentem-se bem integrados e sentem que a qualidade de vida é francamente boa e querem continuar a sua vida cá», afirmou.

A criação do CLAII na região é a formalização de um trabalho que já vinha sendo feito «pelo Centro das Comunidades mas que faz todo o sentido ficarem ligados à rede nacional de apoio que permite que os imigrantes possam ter uma informação fidedigna, rápida, séria e integrada», disse Rosário Farnhouse.

O secretário regional dos Recursos Humanos, Brazão de Castro, afirmou que o executivo madeirense tem apoiado os imigrantes «desde a primeira hora», bem como incentivado a formação de movimentos associativos.

Brazão de Castro afirmou ainda que «é neste quadro de princípios de actuação, tendo sempre presente a preocupação de dignificar o fenómeno migratório, que o Governo regional entende que a colaboração institucional nesta área deve ser desenvolvida e aprofundada».

O CLAII da Madeira está a funcionar no espaço pertencente ao Centro das Comunidades Madeirenses e, de acordo com o protocolo assinado, permite «dinamizar centros de apoio ao imigrante, que proporcionem uma resposta integrada dos vários serviços públicos às suas necessidades de acolhimento e integração».

PUB

Relacionados

Últimas