Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vítimas de tráfico: 72 por cento são mulheres

São as «mais frágeis e carenciadas», explicou Rui Pereira

As mulheres representam 72 por cento das vítimas do tráfico de pessoas em Portugal, anunciou este sábado o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, destacando que a prevenção e combate deste crime é uma das prioridades do Governo.

«Das vítimas sinalizadas, 72 por cento são mulheres, as vitimas mais frágeis e carenciadas, mas que se encontram em situação de maior vulnerabilidade», afirmou aquele responsável, na abertura de uma conferência sobre tráfico de seres humanos, este sábado, em Lisboa.

PUB

Apontou ainda como uma das actividades criminosas mais lucrativas «um crime muito grave porque põe em causa a dignidade da pessoa humana que é uma pedra angular da constituição» da república portuguesa.

«Tomámos várias medidas, o Código Penal hoje penaliza também as pessoas colectivas que pratiquem esse crime, considera crime esconder os documentos da vítima ou vender uma criança para adopção», afirmou à Lusa Rui Pereira, à margem do encontro.

Em 2007 foi criado o Plano Nacional Contra o Tráfico de Seres Humanos, um plano «periódico» de reflexão sobre o combate ao tráfico de pessoas, cujo próximo balanço vai ser divulgado a 18 deste mês, segundo o governante.

A criação de um Observatório do Tráfico de Seres Humanos, em 2008, com a missão de recolher, tratar e difundir informação sobre tráfico de pessoas e formas diversas de violência de género em Portugal, também foi apontada pelo governante como um «importante» passo no combate e prevenção daquela actividade criminosa.

PUB

Últimas