Já fez LIKE no TVI Notícias?

Alexandra: «Imagens seriam crime em Portugal»

Relacionados

Afirmação foi feita pelo ministro do Trabalho e da Solidariedade Social

O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, manifestou-se esta quarta-feira incomodado com as imagens que mostram Alexandra a levar palmadas da mãe, afirmando que, em Portugal, o que elas exibem «corresponde a um crime», escreve a Lusa.

«O que nós vimos corresponde hoje, na nossa moldura penal, a um crime», afirmou Vieira da Silva, referindo-se às imagens que mostram a mãe biológica a dar palmadas e a empurrar a menina de seis anos.

PUB

Alexandra: Rússia recusa visto a pais afectivos

As declarações do ministro foram feitas aos jornalistas à margem do seminário «Aprendizagem ao longo de 25 anos - percursos e qualificações em alternativa», em Matosinhos, e na qual participa.

«Em Portugal, os pais que exercem aquele tipo de violência numa criança cometem um crime, mas temos de ter uma cautela muito grande na forma como nos pronunciamos sobre as decisões das instâncias que têm responsabilidade no nosso país», sublinhou.

Com algum cuidado o ministro ressalvou que «retirar ou colocar uma criança fora ou dentro do seu meio familiar é uma decisão de extrema gravidade, não se faz com leviandade e é por isso que ela é atribuída aos tribunais em Portugal».

«Não é para me escudar, mas penso que decisões tão críticas como as de colocar ou retirar crianças da sua família são decisões que exigem uma forte informação de natureza social, mas também um poder de decisão que em Portugal compete aos tribunais», concluiu.

PUB

Relacionados

Últimas