Já fez LIKE no TVI Notícias?

Queda de bancada faz 59 feridos

Relacionados

Mais de mil pessoas estavam na estrutura quando esta cedeu

Cerca de 59 feridos ligeiros é o último balanço da queda de uma bancada, sábado à noite, no recinto da Santiago, uma feira agro-pecuária, em Santiago do Cacém, (Setúbal), revelou fonte do INEM.

Em declarações à Agência Lusa, José Neves, responsável pela protecção civil municipal de Santiago de Cacém, explicou que a bancada, com lotação para mil pessoas, caiu por volta das 22:40.

PUB

Os feridos ligeiros já tiveram alta, disse à Lusa a directora clínica do Hospital do Litoral Alentejano.

Conceição Vilão referiu que «foram observados 60 feridos ligeiros» e que «todos tiveram alta durante a madrugada».

Os feridos que receberam assistência naquele hospital localizado em Santiago do Cacém apresentavam, segundo a médica, «escoriações, pequenos traumatismos e algumas fracturas».

Para o hospital de Setúbal e apenas por precaução foram enviadas três grávidas para serem observadas pela unidade de obstetrícia.

O público que se encontrava na bancada quando esta caiu, constatou a Lusa no local, presenciava actuações musicais no âmbito de um festival «country-rodeo», integrado no programa da XXI Santiagro.

Pessoas a mais

O empresário responsável pelo espectáculo a que assistiam as pessoas considerou que o acidente aconteceu devido à sobrelotação da estrutura.

«A bancada é certificada e tem um historial de dois anos de espectáculos, sem percalços», disse José Manuel Carvalho, proprietário da Megalqueva, empresa que vendeu o espectáculo.

PUB

Segundo o mesmo responsável, a bancada que caiu foi montada para o efeito e devia suportar apenas 700 pessoas, porque foi retirada uma parte para fazer um bar.

No entanto, José Manuel Carvalho estima que, na altura em que a bancada cedeu, se encontrassem no local cerca de 2.000 pessoas, porque não havia controlo das entradas.

Falha de montagem?

O presidente do Núcleo de Exposições, Gestão e Desenvolvimento do Litoral Alentejano (Negdal), José Rosado, considerou que «uma falha na montagem» terá provocado a queda de uma bancada no recinto da Santiagro, em Santiago do Cacém.

«Acredito que houve alguma falha na montagem. Não estava apertado na bancada. Estávamos todos sentados com algum espaço entre nós», revelou José Rosado.

«Um dos meus filhos sentiu um abanão mas eu pensei que fosse pelo facto das pessoas estarem a saltar. Afinal era um sinal do que ia acontecer, alguns minutos depois. A bancada ruiu toda para um lado», sublinhou.

«A bancada vai ficar isolada pela GNR e domingo (hoje) vão decorrer todas as diligências para apurar tudo o que aconteceu», concluiu o também presidente da organização da feira agro-pecuária.

PUB

José Rosado relembrou ainda que no Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, os 59 feridos foram todos considerados ligeiros, ao contrário do que aconteceu numa primeira fase no local, onde o INEM tinha declarado cinco feridos graves.

Depois de já ter accionado o seguro civil, a organização da feira vai, segundo José Rosado, procurar através dos seus advogados saber como poderá ser ressarcida de um espectáculo «chave na mão», que custou cerca de 40.000 euros.

Artigo actualizado às 11h51

PUB

Relacionados

Últimas