Já fez LIKE no TVI Notícias?

MP exige mais esclarecimentos sobre perigo dos resíduos depositados em S. Pedro da Cova

Peritos terão de prestar mais esclarecimentos para apurar se existe “dano na saúde e na vida das pessoas”

O Ministério Público (MP) quer que os peritos ouvidos sobre o depósito de resíduos industriais em São Pedro da Cova, concelho de Gondomar, prestem mais esclarecimentos para apurar se existe “dano na saúde e na vida das pessoas”.

De acordo com requerimento ao qual a Lusa teve acesso, o MP exige que seja respondida a pergunta, entre outras: “Há ou não sérias razões para se concluir, em termos científicos, que os pós de despoeiramento depositados nas antigas minas de carvão de São Pedro da Cova, nas condições em que ali o foram e ainda estão depositados [sem protecção basal ou outra], possam causar dano na saúde e na vida das pessoas de S. Pedro da Cova ou outras que venham a ter contacto, por ingestão ou outra forma, com tais pós ou os seus lixiviados, e com que grau de probabilidade?”.

PUB

No documento assinado pelo procurador da República Carlos Teixeira, também é questionado “se, tendo em conta a quantidade de pós de despoeiramento depositados, a circunstância de o chumbo presente em tais pós de despoeiramento ser lixiviável ou solúvel em pHs alcalinos (…) pode concluir-se em termos científicos que, enquanto ali estiverem depositados [os resíduos] constituem um perigo para a saúde e vida das pessoas”.

Estas perguntas, entre outras, surgem depois de na quarta-feira passada, peritos ouvidos num tribunal do Porto terem respondido com interrogações a perguntas sobre os danos concretos que os resíduos industriais perigosos depositados em São Pedro da Cova, Gondomar, possam ter provocado na população.

Os resíduos “representam sempre um perigo para a saúde, por causa do chumbo. Se efetivamente causaram dano, não sei”, disse o perito António Fiúza, um professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em resposta a perguntas do MP junto do tribunal criminal de São João Novo, no Porto.

PUB

Últimas