Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bastonário defende «gestão» para médicos

Relacionados

Pedro Nunes diz que sempre foi apologista uma maior aposta na formação dos clínicos na área de gestão

O bastonário da Ordem dos Médicos disse esta quinta-feira defender uma maior aposta na formação dos clínicos na gestão, comentando declarações da ministra da Saúde que considera que o principal problema do sector é de organização, escreve a Lusa.

A ministra da Saúde sustentou, em entrevista à agência Lusa, que na origem desse problema estão os «administradores e directores de serviço hospitalares».

PUB

Hospitais: ministra culpa administradores (vídeo)

Em declarações à Lusa, o bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, disse compreender a crítica da ministra e defendeu a necessidade de uma mudança de cultura nos hospitais que favoreça mais o envolvimento dos médicos do que a contabilidade da produtividade.

«Todos sabemos que para gerir a saúde é preciso um envolvimento dos profissionais, de quem sabe e conhece. Só os médicos com longos anos de prática têm percepção do que é importante», referiu o bastonário.

Pagam do bolso

Mas adiantou ser preciso que a «esta cultura médica tradicional que sempre teve por trás da gestão dos hospitais seja inculcados alguns conhecimento na área da gestão».

Pedro Nunes referiu que sempre defendeu a criação de cursos de gestão para médicos, mas lamenta que os profissionais os tenham de frequentar nas suas horas livres e de os pagar.

«Tem havido desinteresse dos governos« nesta matéria, referiu, criticando ainda a «cultura mercenária» do sector onde só interessam os números.

PUB

Relacionados

Últimas