Já fez LIKE no TVI Notícias?

Calor fez cinco doentes em 2008

Relacionados

Número está relatório final de avaliação do Plano de Contingência para Ondas de Calor, da Direcção Geral de Saúde

A Direcção Geral de Saúde (DGS) registou em 2008 cinco casos de doença associada ao calor, de acordo com o relatório final de avaliação do Plano de Contingência para Ondas de Calor, escreve a Lusa.

Segundo o relatório, disponível no site da DGS, as ocorrências verificaram-se nas regiões do Alentejo (3) e do Norte (2).

PUB

Verão será de seis meses daqui a 50 anos

http://diario.iol.pt/ambiente/verao-epoca-balnear-epoca-balnear-temperaturas-meteorologia-clima/996045-4070.html

As situações do Alentejo referem-se a dois casos de desidratação e a um golpe de calor em duas pessoas com mais de 75 anos e outra portadora de doença crónica.

Quanto às ocorrências na região Norte, o relatório indica apenas que foram reportados «dois casos com sintomas devido ao calor».

De acordo com as conclusões do relatório, entre 15 de Maio e 30 de Setembro o país registou prevalência de temperaturas amenas, contudo foram identificados três períodos de maior calor: 22 a 24 de Junho, 28 de Junho a 01 de Julho e 18 a 23 de Julho.

«Verifica-se que os três períodos de maior calor coincidem com períodos de elevado número de chamadas ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM)», contudo «a procura dos serviços de urgência não assinalou qualquer aumento», refere o relatório nas suas conclusões.

PUB

O documento indica ainda que o Serviço Saúde 24 respondeu de forma satisfatória às questões relacionadas com o calor e que a orientação de encaminhamento mais utilizada foi: «não necessário encaminhar para observação médica».

De acordo com o relatório, «sempre que se justificou, as entidades envolvidas no âmbito do Plano implementaram as medidas de actuação preventivas e procederam ao reforço da divulgação da informação».

Para os autores do relatório, a implementação do Plano de Contingência para Ondas de Calor 2008 «correspondeu ao que estava previsto inicialmente, permitindo uma eficaz e atempada tomada de medidas de actuação definidas, complementada pela estreita articulação interinstitucional».

A DGS activa o Plano de Contingência para Ondas de Calor desde o Verão de 2004.

PUB

Relacionados

Últimas