Já fez LIKE no TVI Notícias?

Doença rara afeta 48 portugueses

Doença de Fabry é uma patologia genética rara, hereditária que esteve em discussão num encontro que reuniu no Porto especialistas portugueses e espanhóis

Em Portugal existem 48 pessoas em tratamento devido à doença de Fabry, uma patologia genética rara, hereditária, que hoje esteve em discussão num encontro que reuniu no Porto especialistas portugueses e espanhóis.

Em declarações à Lusa, a responsável pelo encontro, Paula Garcia, do Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e presidente da Comissão Coordenadora do Tratamento das Doenças Lisossomais de Sobrecarga, disse que se estima que existam em Portugal mais cerca de 20 casos ainda não diagnosticados.

PUB

De acordo com a especialista, a doença de Fabry, pela multiplicidade de manifestações que apresenta, representa um desafio para os especialistas que a tratam.

A doença de Fabry (também conhecida como doença de Anderson-Fabry) é uma doença genética e de caráter progressivo causada pela “deficiência ou ausência de uma enzima lisossômica, a alfa-galactosidase A”.

Muitos pacientes com a doença de Fabry são diagnosticados incorretamente e podem ter consultado diferentes especialistas antes da obtenção de um diagnóstico preciso, uma vez que a doença pode afetar vários órgãos.

O sinal mais visível desta doença rara é uma característica erupção cutânea, com lesões de cor vermelha escura e espessas.

Apesar de os sintomas surgirem na infância ou na adolescência, esta patologia apenas é diagnosticada, na maioria das vezes, na idade adulta, pelo que “é imperativo encontrar novas abordagens para promover o aumento do conhecimento sobre a doença, bem como diagnosticá-la o mais precocemente possível”, defendeu a especialista.

Na primeira reunião ibérica sobre Doença de Fabry estiveram presentes especialistas de diferentes áreas da medicina – Cardiologia, Medicina Interna, Nefrologia e Neurologia. O objetivo desta reunião científica foi avaliar o conhecimento atual sobre a doença de Fabry.

PUB

Últimas