Já fez LIKE no TVI Notícias?

IPO Porto investe 175 mil euros em investigação

Oito projetos vão receber financiamento da do Instituto Português de Oncologia

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto vai investir 175 mil euros em oito projetos de investigação, selecionados entre os 25 trabalhos de diferentes áreas que se candidataram a um concurso interno.

«Vários projetos selecionados têm colaborações de investigadores de outros centros no exterior, nomeadamente dos EUA, Espanha e Noruega», disse esta sexta-feira à Lusa o diretor do Centro de Investigação do IPO/Porto.

PUB

Manuel Teixeira referiu que a verba já está disponível, o que permite que os trabalhos se iniciem a partir de agora.

O financiamento destes projetos de investigação resulta da participação de doentes do IPO em ensaios clínicos internacionais e de donativos de mecenas.

Manuel Teixeira destacou três dos trabalhos a desenvolver: um ensaio clínico, o primeiro a ser desenvolvido pelos próprios investigadores da casa, que visa avaliar o melhor tratamento no cancro do reto.

Além daquela, na área da genética, um trabalho sobre a identificação de mutações que aumentam o risco para cancro da próstata hereditário e um outro, na área da epigenética, também sobre cancro da próstata, mas para estudar as alterações que as próprias células malignas adquirem ao desenvolverem o tumor.

A concurso estiveram 25 projetos de diferentes áreas, um número que representa «um aumento de mais de 100 por cento em relação ao último concurso em 2008».

Atualmente, o IPO-Porto tem em curso 23 projetos de investigação, que envolvem um total de 97 profissionais.

PUB

Últimas