Já fez LIKE no TVI Notícias?

Medicamento contra colesterol trata pneumonia

Relacionados

E reduz em 50 por cento a mortalidade em doentes com infecções pulmonares

As estatinas, medicamentos que visam proteger o coração, podem ter efeitos favoráveis também nas infecções pulmonares, reduzindo em cerca de metade as mortes que estas causam, revela um estudo norte-americano publicado no número de Março do Jornal Europeu de Pneumologia, escreve a Lusa.

A equipa de Eric Mortensen (do Hospital Audie Murphy/Universidade do Texas em San António, Estados Unidos) estudou o caso de 8.652 antigos combatentes com mais de 65 anos e hospitalizados no ano 2000 devido a pneumonia ou gripe, doenças que são a sétima causa de morte nos EUA.

PUB

Da análise foi possível concluir que a mortalidade verificada nos 30 dias após a entrada no hospital reduz-se quase para metade nos doentes tratados com estatinas, medicamentos utilizados no combate ao colesterol, sendo o benefício ainda mais evidente em pacientes com idade superior a 85 anos.

O prognóstico vital é também melhorado, embora em menor escala, nos doentes que recebem inibidores da enzima de conversão (IEC), medicamentos usualmente prescritos a quem sofre de insuficiência cardíaca ou de hipertensão.

A redução da mortalidade é superior em quem toma os dois tipos de medicamentos (estatinas + IEC).

Outros estudos recentemente divulgados sugerem que as estatinas ou os IEC melhoram a sobrevivência dos pacientes hospitalizados devido a septicémia, pneumonia ou infecção dos membros inferiores ligada à diabetes.

Porém, outras investigações não evidenciaram estes efeitos, pelo que equipa de Eric Mortensen sugere cautela em relação aos resultados agora apresentados, sugerindo que estes sejam confirmados em ensaios complementares, que devem incluir mulheres, pois estas estiveram quase ausentes da análise a que procederam.

HSF.

PUB

Relacionados

Últimas