Já fez LIKE no TVI Notícias?

SAP de Murça poderá ser encerrado

Relacionados

Câmara desafia Ministro da Saúde a desfazer dúvida

O presidente da Câmara de Murça, João Teixeira, desafiou esta segunda-feira o Ministro da Saúde a esclarecer «de uma vez por todas» a reestruturação das urgências que poderá afectar o Serviço de Atendimento Permanente naquele concelho, segundo a Lusa.

João Teixeira afirmou que foi «apanhado de surpresa» pela notícia divulgada pela TVI sobre 56 serviços de atendimento permanente (SAP) a encerrar por todo o País, e que incluía o SAP de Murça.

PUB

Por isso, o autarca solicitou esclarecimentos ao Ministério da Saúde, Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte e Governador Civil de Vila Real sobre o que vai acontecer em Murça.

Em causa poderá estar o encerramento do SAP de Murça durante o período nocturno, devido à pouca afluência registada, designadamente uma média de 1,7 utentes por noite.

No entanto, acrescentou que a «autarquia não vai aceitar que o SAP seja encerrado definitivamente ou sequer que as populações fiquem sem atendimento ao fim-de-semana».

Segundo dados da Sub-região de Saúde de Vila Real, nos 14 concelhos do distrito, apenas os SAP de Murça, Vila Pouca de Aguiar e Alijó funcionam durante 24 horas por dia.

Em Montalegre, o SAP local vai ser transformado em Urgência Básica.

João Mocho, dirigente da Sub-região de Saúde, referiu que «nenhum SAP verá o seu período de funcionamento reduzido sem alternativas», as quais poderão passar pelo alargamento do período de funcionamento do centro de saúde ou por uma consulta aberta.

PUB

Relacionados

Últimas