Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sida: ministra surpreendida com números do Amadora-Sintra

Ana Jorge defende, no entanto, ser necessário confirmar os dados

A ministra da Saúde, Ana Jorge, afirmou esta quarta-feira ter ficado «surpreendida» com o número de novos casos de SIDA no Hospital Amadora/Sintra, defendendo ser necessário confirmar os dados que indicam a existência de quatro a cinco novos casos diários, escreve a Lusa.

«Conheci isso hoje, pela comunicação social. Fiquei surpreendida, mas temos que confirmar se há mesmo quatro ou cinco novos casos por dia», afirmou a ministra, em declarações aos jornalistas na Exponor, em Matosinhos.

PUB

Ana Jorge comentava dados divulgados à Lusa por Célia Carvalho, directora do Serviço de Infecciologia do Hospital Amadora/Sintra, segundo os quais todos os dias aparecem quatro a cinco novos casos de Sida nesta unidade hospitalar.

Sida: quatro novos casos por dia no Amadora-Sintra

A ministra admitiu que o aumento de casos de SIDA «é uma situação preocupante no país», salientando que Lisboa é uma das zonas onde esse crescimento é maior, particularmente a área coberta pelo Hospital Amadora/Sintra.

Para Ana Jorge, esta situação está «identificada» pela Comissão Nacional de Luta contra SIDA, defendendo que «o mais importante é que as pessoas possam fazer o diagnóstico, que é anónimo e gratuito».

«É importante que as pessoas saibam se são ou não portadoras do vírus, para que se possam tratar mais cedo e tomem medidas para não propagar», afirmou.

PUB

Últimas