Já fez LIKE no TVI Notícias?

Transplantes pediátricos em Coimbra regressam em Março

Ministério da Saúde anunciou esta terça-feira a reactivação do programa

O Ministério da Saúde anunciou esta terça-feira a reactivação do programa de transplantes hepáticos em crianças no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), que deverá iniciar as intervenções a partir de 15 de Março.

Segundo uma nota do gabinete do ministro da Saúde, as consultas de avaliação de crianças candidatas a transplantação hepática deverão começar a 6 de Fevereiro e a partir de 15 de Março deverão estar reunidas as condições para a realização destas operações.

PUB

«A eventualidade de poder haver um segundo centro está dependente de avaliação que incidirá sobre a casuística existente e focada no primado da concentração de experiências e de respostas baseadas em equipas compostas por pessoas intersubstituíveis de forma a evitar riscos de quebra na produção cirúrgica», segundo o Ministério da Saúde.

Uma decisão que se impunha

O presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) afirmou que a reactivação do programa de transplantes hepáticos pediátricos no seu hospital, hoje anunciada pelo Governo, era uma decisão que se impunha.

«É um momento muito importante para Coimbra e para Portugal. O reinício da transplantação hepática pediátrica impunha-se, dada a experiência, capacidade técnica e científica dos CHUC», declarou Martins Nunes à Lusa.

Nesse sentido, disse que assumiu como uma obrigação sua «fazer tudo o que fosse possível para criar condições para que as crianças portuguesas pudessem tornar a ser operadas em Portugal».

PUB

O presidente do conselho de administração do CHUC disse interpretar a decisão do ministro da Saúde como «um sinal de grande confiança» no seu hospital.

Martins Nunes adiantou que o responsável pelo programa de transplantação voltará a ser Emanuel Furtado, e que ele prevê a formação de uma equipa.

12 operações por ano

A reactivação dos transplantes de fígado em crianças no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) vai assegurar as 12 operações do género realizadas em média anualmente em Portugal, avançou o secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde.

Mesmo que haja um «pico» de procura, o serviço tem capacidade de resposta, já que as intervenções em crianças ocorrem no quadro normal de transplantes realizados naquela unidade, acrescentou Fernando Leal da Costa.

A realização de transplantes foi interrompida em Julho do ano passado, quando o cirurgião responsável pelo programa de transplantes hepáticos de crianças «mudou de hospital», recordou.

«Recriaram-se condições satisfatórias» e o cirurgião Emanuel Furtado «aceitou regressar», disse o governante.

PUB

Últimas