Já fez LIKE no TVI Notícias?

Actividade sísmica nos Açores aumenta

Relacionados

Registados cerca de 40 sismos nas últimas duas semanas

Uma zona marítima localizada a oeste da ilha do Faial, nos Açores, registou cerca de duas dezenas de sismos de baixa magnitude em pouco mais de duas semanas, o que se revela num aumento de actividade sísmica desvalorizado pelos especialistas, noticia a agência «Lusa».

Estes sismos, de origem tectónica, foram registados quase todos a oeste do Faial, a algumas dezenas de quilómetros do Vulcão dos Capelinhos, onde ocorreu há 53 anos a última erupção vulcânica registada no arquipélago.

PUB

O vulcanólogo Vítor Hugo Forjaz, do Observatório Vulcanológico dos Açores, considerou tratar-se de uma «crise cíclica», que normalmente é registada pelos sismógrafos naquela zona do arquipélago.

Acrescenta ainda que a maioria dos sismos cujo epicentro ocorreu naquela zona não foi sentida pela população, apresentando magnitudes que variam entre 2.0 e 3.6 na escala de Richter.

Verificou-se também um aumento, nas últimas duas semanas, desta actividade sísmica na zona junto ao banco submarino D. João de Castro, situado entre as ilhas Terceira e S. Miguel, e numa área localizada nas imediações dos Ilhéus das Formigas, entre S. Miguel e Santa Maria.

No entanto, o especialista diz que não há motivos para alarme, afirmando apenas que « Eu sou mais pela informação do que pela omissão».

O sismo com maior intensidade verificado nas últimas semanas nos Açores ocorreu a 8 de Abril, próximo da freguesia da Ribeirinha, no Faial, e atingiu grau IV na Escala de Mercalli.

Na passada quarta-feira à noite, a ilha do Faial voltou a tremer com um sismo de grau III na Escala de Mercalli, sentido na zona da Praia do Norte.

PUB

Relacionados

Últimas