Já fez LIKE no TVI Notícias?

PJ explica a detenção de Mário Machado

Relacionados

Desmentida a ligação com publicação de documentos na Internet que implicavam José Sócrates

A PJ negou, esta quinta-feira, qualquer relação entre a detenção do líder nacionalista Mário Machado e a publicação de documentos na Internet relativos aos negócios da família do primeiro-ministro, diz a Lusa.

«São factos completamente distintos», disse, em conferência de imprensa, o director a Unidade Nacional contra o Terrorismo da Polícia Judiciária, Luís Neves.

PUB

O advogado de Mário Machado tinha classificado de «caso estranho» o «timing e a coincidência da detenção» do seu cliente, que ocorreu após a publicação no sítio do Fórum Nacional de documentos bancários relacionados com familiares de José Sócrates.

Mário Machado suspeito de tentativa de homicídio

O responsável policial disse ainda que a detenção de Mário Machado não tem qualquer relação com as actividades de grupos de extrema-direita.

«Não há qualquer relação», disse Luís Neves, acrescentando que a alegada associação criminosa que levou à detenção de Mário Machado é «muito recente».

Um dos seus elementos terá aderido já depois da sua constituição, apontou, referindo que a primeira situação que chamou a atenção da polícia e espoletou a investigação foi uma tentativa de homicídio no Algarve, que ocorreu em Dezembro de 2008.

PUB

Mário Machado ouvido no Tribunal

Luís Neves frisou que pelo menos duas situações imputadas a esta alegada associação criminosa - suspeita de raptos, roubos e usurpação de funções, fazendo-se passar por «elementos de uma força policial» - se caracterizaram por «muita violência». Além do Algarve, o grupo terá actuado «na zona ribatejana e na zona a Norte de Lisboa», disse.

Os veículos e outras provas apreendidas na operação policial estão ligadas «de forma clara e inequívoca? às situações imputadas ao grupo, acrescentou o responsável policial.

Mário Machado e os outros detidos estão a ser ouvidos no Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa, sem que se conheçam ainda eventuais medidas de coacção.

PUB

Relacionados

Últimas