Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cancro do pulmão mata dez portugueses por dia

Relacionados

Risco maior nas cidades «devido a maior número de fumadores e a maior poluição»

O cancro do pulmão mata dez portugueses por dia e cerca de 3.500 por ano, revelou esta terça-feira o presidente da Associação Nacional de Tuberculose e Doenças Respiratórias (ANTDR), Artur Teles de Araújo, informa a Lusa.

«Quer o tabagismo activo quer o passivo são responsáveis por 80 a 90 por cento de casos de cancro do pulmão», disse Teles de Araújo no primeiro dia da Feira do Pulmão, que decorre entre esta terça-feira e quinta-feira no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, onde são feitos rastreios a doenças respiratórias.

PUB

«Os rastreios são fundamentais para o diagnóstico precoce e consequente tratamento atempado, pelo que é muito importante detectar em fase tratável», caso se trate de uma doença pulmonar grave, explicou Artur Teles de Araújo.

O presidente da ANTDR salientou, também, que «o risco de cancro do pulmão tende a ser maior nas áreas urbanas ».

Instado a fazer um prognóstico para os próximos anos, numa altura em que os números merecem alguma atenção, Teles de Araújo não é optimista, referindo que «a incidência das doenças respiratórias tem vindo a aumentar nos últimos anos e essa tendência vai acentuar-se nas próximas décadas».

Defendeu, neste âmbito, a importância da acessibilidade da população a este tipo de testes, mas reconheceu que os centros de saúde em Portugal ainda «não têm capacidade de resposta» para que se aposte na prevenção.

Até quinta-feira aqueles que se dirigirem à Feira do Pulmão poderão realizar, gratuitamente, rastreios a alergias, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), micro-radiografias ou espirometrias.

PUB

Relacionados

Últimas