Já fez LIKE no TVI Notícias?

Deixar de fumar: portugueses compram 372 medicamentos/dia

Relacionados

De acordo com o Infarmed, os portugueses compraram, entre Janeiro e Novembro do ano passado, 124.242 embalagens de medicamentos para o tratamento da dependência tabágica

Os fumadores portugueses compraram, em 2011, uma média diária de 372 embalagens de medicamentos para deixar de fumar, segundo dados da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed).

De acordo com o Infarmed, os portugueses compraram, entre Janeiro e Novembro do ano passado, 124.242 embalagens de medicamentos para o tratamento da dependência tabágica.

PUB

Esta solução representou um custo de cerca de 3,796 milhões de euros para os fumadores, quase metade do valor despendido há quatro anos, altura em que entrou em vigor a Lei do Tabaco, quando foram gastos cerca de seis milhões.

Quanto ao valor «investido» desde que passou a ser proibido fumar na maioria dos espaços públicos fechados percebe-se que os portugueses gastaram mais de 18,684 milhões de euros em medicamentos.

No entanto, as vendas têm vindo a decrescer. Em 2007 foram compradas cerca de 256 mil embalagens, mais do dobro das vendidas em 2011. Em média, em 2010, eram vendidas 410 embalagens por dia, enquanto o ano passado a média baixou para 372.

A entrada em vigor da Lei do Tabaco, há quatro anos, também provocou uma redução de fumadores (menos cinco por cento) e uma «diminuição muito significativa do tabagismo passivo, que diminuiu 20 por cento», segundo o «Relatório Sobre a Implementação e Impacte da Lei do Tabaco» coordenado pela Direção Geral de Saúde.

PUB

Relacionados

Últimas