Já fez LIKE no TVI Notícias?

PSP impedida de usar drone na final da Taça

Comissão Nacional de Proteção de Dados emitiu parecer negativo. PSP garantiu que só ia usar um drone se o parecer fosse positivo

A PSP garantiu na quinta-feira que só ia usar um drone se da CNPD. A final da Taça de Portugal está marcada para as 17:15 de domingo. O Sporting e o Sporting de Braga vão disputar o a taça, num encontro arbitrado por Marco Ferreira, da Madeira.

A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) emitiu esta sexta-feira parecer negativo ao uso de uma câmara de filmar acoplada a um drone na operação de segurança preparada pela polícia para a final da Taça de Portugal.

O Ministério da Administração Interna tinha enviado na segunda-feira um pedido à CNPD para que emitisse um parecer sobre a utilização, pela Polícia de Segurança Pública (PSP), de uma câmara de vídeo portátil, acoplada a uma aeronave não tripulada (drone), na final da Taça de Portugal, que se realiza domingo, entre o Sporting Clube de Portugal e o Sporting Clube de Braga.

“Na ausência de lei, não pode a CNPD emitir parecer favorável à pretendida utilização da câmara portátil acoplada à aeronave não tripulada. De todo o modo, a CNPD sublinha que a necessidade de tal utilização não está demonstrada em face do sistema de videovigilância já instalado na área sob monitorização”, sustenta o parecer, a que a agência Lusa teve acesso.

PUB

tivesse parecer positivo

"Se não chegar não utilizaremos. Não queremos utilizá-lo sem ter a certeza de que não vamos ter nenhumas questões de ordem legal. Se não chegar o parecer a tempo, ou se chegar e for negativo, não utilizaremos o drone”, afirmou o subintendente Daniel Gomes, comandante da divisão de Oeiras.

PUB

Últimas