Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gripe suína: portugueses informam-se nas farmácias

Relacionados

Máscaras de protecção e Tamiflu motivam perguntas. Não está previsto reforço de stock do medicamento

Várias farmácias têm sido contactadas nos últimos dois dias por utentes que pretendem informar-se sobre a venda de máscaras de protecção e Tamiflu, o medicamento reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para tratar a gripe suína, e que carece de receita médica, refere a Lusa.

Telmo Andrade, da Farmácia Rebocho, em Benfica, adiantou que a farmácia possui um stock considerável de Tamiflu, mas acrescentou não ter vendido ainda aquele medicamento.

PUB

No entender do farmacêutico, as «notícias alarmistas» dos últimos dias têm estado a gerar algum receio na população, justificando assim um maior número de portugueses a pedir informações.

Também Joaquim Azevedo, da Farmácia Boavista, no Porto, disse possuir um bom stock do medicamento Tamiflu, referindo que ainda não vendeu nenhum e adiantando que, nos últimos dias, muitas pessoas se têm dirigido à farmácia para pedir informações com receio do surto de gripe suína.

Já Ana Rita Dias, da Farmácia Benfiluz, adiantou ter vendido na segunda-feira uma caixa de Tamiflu, escusando-se contudo a adiantar pormenores sobre o assunto.

Por sua vez, a Farmácia Bragança, no Porto, informou ter Tamiflu em stock mas, ao contrário de outras farmácias, não tem sido abordada pelas pessoas sobre o medicamento e as máscaras.

Fonte da Associação Nacional de Farmácias (ANF) garantiu que não está previsto o reforço de Tamiflu no mercado.

«As farmácias estão naturalmente atentas a essa situação e farão tudo para colaborar com as autoridades oficiais de saúde no sentido de fazer tudo o que seja necessário para enfrentar quaisquer situações que venham a verificar-se no quadro da gripe suína», salientou a mesma fonte.

«Há que manter a serenidade, não gerar alarme e manter a população informada sobre o que diga respeito a esta questão», acrescentou.

PUB

Relacionados

Últimas