Já fez LIKE no TVI Notícias?

Madeirenses passam a pagar taxas moderadoras nas urgências

Inicialmente medida abrangia apenas turistas, mas utentes do SNS na Madeira não escapam ao «plano de resgate» da Região

Os utentes do Serviço Nacional de Saúde na Madeira vão passar a pagar taxas moderadoras no serviço de urgências do Hospital Dr. Nélio Mendonça, determina uma resolução do Governo Regional, publicada no Jornal Oficial da Região e aprovada na reunião do Conselho do Governo Regional na passada quinta-feira.

A medida está publicada no Jornal Oficial de 22 de maio e no seu texto o Governo madeirense diz que surge «por imposição do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro».

PUB

O diploma acrescenta que «os atos e os valores das taxas moderadoras são os que vigoram para o Serviço Nacional de Saúde». Ou seja, a nível nacional o valor estipulado nas urgências hospitalares é de 20 euros, podendo atingir o máximo de 50 euros com o acréscimo do meios complementares de diagnóstico e terapêuticos.

A presidente da Comissão de Utentes do Serviço Regional de Saúde, Elisa Mendonça, disse à agência Lusa «lamentar que o Governo Regional não tenha dado atenção ao abaixo-assinado contra esta medida» e anunciou ainda que «está a preparar uma ação de luta para que o Governo recue nesta decisão».

A 27 de dezembro de 2011, por ocasião da apresentação da carta de intenções que levou ao Programa de Ajustamento Económico e Financeiro à Madeira, o presidente do Governo Regional garantiu não estar previsto um aumento das taxas moderadoras.

Alberto João Jardim reiterou esta posição em março deste ano quando o Governo madeirense determinou que apenas os turistas que visitassem a Madeira e recorressem ao Serviço Regional de Saúde estariam sujeitos ao seu pagamento.

PUB

Últimas