Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cultura fora das grandes cidades

Governo quer dar vida aos equipamentos culturais localizados fora de Lisboa e do Porto

A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, anunciou hoje em Portalegre que o Governo vai lançar vários programas para apoiar a realização regular de espectáculos fora dos grandes centros urbanos.

O objectivo é promover «espectáculos de qualidade e com frequência», para dar vida aos equipamentos culturais localizados fora de Lisboa e do Porto, disse Isabel Pires de Lima na inauguração do Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre.

PUB

A governante revelou que o seu ministério que vai lançar um programa designado «Território Artes», que será uma plataforma virtual de oferta e procura de espectáculos.

Segundo Isabel Pires de Lima, será também lançado um outro programa, assente em acordos tripartidos entre o ministério da Cultura, autarquias e estruturas culturais de produção local, para a realização de espectáculos regulares que rentabilizem os diversos equipamentos existentes no país.

A governante adiantou ainda que o Governo pretende firmar, no próximo ano, os últimos contratos-programa para a conclusão da rede nacional de bibliotecas públicas.

Quanto à rede nacional de cine-teatros, também adiantou Isabel Pires de Lima, o Governo pretende que seja alargada a outras cidades do país, que não as sedes de distrito.

A ministra da Cultura, iniciou hoje, em Portalegre, um périplo de dois dias por 10 dos 15 concelhos do Norte Alentejano, constituindo a segunda etapa da iniciativa «Cultura Presente», em que se propõe percorrer todas as regiões do país.

PUB

Últimas