Já fez LIKE no TVI Notícias?

Verão: estações estão trocadas?

Relacionados

Fotos: Chuvas, tempestades e ondas de calor invadem Planeta

O vento, o céu nublado e até alguns aguaceiros têm trazido menos sol a Portugal e, consequentemente, temperaturas mais baixas para esta altura do ano. O dia 21 de Junho já se assinalou, mas para muitos o Verão ainda não se fez sentir. Estão as estações do ano trocadas? E o aquecimento global é o culpado das alterações climáticas?

A climatologista do Instituto de Meteorologia (IM), Fátima Espírito Santo explicou ao PortugalDiário: «Os últimos três meses de Junho (2004, 2005 e 2006) foram muito quentes o que fez com que as expectativas, para a mesma altura deste ano, fossem de muito calor», afirmou.

PUB

De acordo com a especialista as temperaturas verificadas este mês estão «um pouco mais baixas do que o habitual, mas próximas dos valores médios». No entanto, esta situação não faz deste início mais fresco de Verão uma situação excepcional, ao contrário dos últimos 3 meses de Junho que foram «muito quentes e com várias ondas de calor».

Tempestades e temperaturas recorde

Enquanto no resto da Europa (e do Mundo) se têm verificado cenários de chuvas fortes e cheias, no reverso do hemisfério registam-se verdadeiros recordes como os 52º graus sentidos recentemente na Índia.

Na Alemanha e Suíça o Verão chegou com chuva, tempestades e inundações. Na Hungria e na Itália, em contraste, o Verão tem registado temperaturas elevadas e muito calor.

O aquecimento global tem contribuído para o efeito de estufa no planeta e consequentemente para as alterações climáticas, mais acentuadas nos últimos anos, em todo o mundo. A especialista confessa «as alterações climáticas vão continuar a existir e vão ser cada vez mais acentuadas».

PUB

Julho e Agosto mais quentes

Mas se Junho ainda não está tão quente como muitos esperavam, a certeza é que o Verão ainda agora se estreou. A temperatura vai subir já este sábado e a praia é uma forte opção.

Segundo afirma a especialista do IM, ainda é cedo para falar de previsões para os próximos meses, no entanto relembra «Julho e Agosto são, sem dúvida, os meses mais quentes».

Mesmo com um sábado e domingo soalheiros a verdade é que a temperatura máxima ameaça descer já na próxima segunda-feira em quase todo o território nacional. Sol de pouca dura ou não, ainda vai a tempo de aproveitar o fim-de-semana.

PUB

Relacionados

Últimas