Já fez LIKE no TVI Notícias?

Nem a chuva trava o calor

Relacionados

Meteorologistas prevêem aguaceiros, mas o aviso laranja mantém-se na Guarda e o amarelo em mais oito distritos

Apesar de o Instituto de Meteorologia (IM) prever para esta quarta-feira a possibilidade de aguaceiros, mantém-se o aviso laranja, por causa calor, no distrito da Guarda e o amarelo para oito distritos, menos cinco do que na terça-feira.

A ocorrência de temperaturas elevadas em todo o país durante três dias levou, na terça-feira, a Direcção Geral da Saúde (DGS) a colocar em alerta vermelho, o mais alto da escala e que define o risco de graves problemas para a saúde devido ao calor, os distritos de Lisboa, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal e Beja.

PUB

A DGS salienta que a exposição continuada a temperaturas elevadas pode provocar desidratação e agravamento de doenças crónicas, sendo especialmente vulneráveis as crianças nos primeiros anos de vida, idosos, doentes crónicos, pessoas medicadas com anti-hipertensores, antiarrítmicos, diuréticos, antidepressivos e neurolépticos. Estão também mais sujeitos aos efeitos do calor na saúde as pessoas que trabalham expostas ao Sol ou ao calor e quem possui más condições de habitação.

Sob aviso amarelo do IM, o terceiro mais grave numa escala de quatro e que alerta para «situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica», estão os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.

De acordo com o IM, e para esta quarta-feira, a «massa de ar quente e seco» que está a influenciar Portugal continental leva a uma previsão de temperatura máxima de 35 graus Celsius para a Guarda, cujo distrito está em alerta laranja, o segundo mais grave da escala e que corresponde a «situação meteorológica de risco moderado a elevado».

PUB

Para Braga, Vila Real, Viseu e Portalegre a previsão do IM aponta para uma máxima de 36º, de 35º para Bragança e de 37º para Castelo Branco, Évora e Beja.

Na região norte, o IM aponta para céu pouco nublado ou limpo, que pode evoluir para temporariamente nublado a partir da tarde, com aguaceiros e ocorrência de trovoada, em especial nas regiões do interior. A mesma previsão meteorológica inclui as regiões centro e sul, com o IM a estimar uma pequena descida de temperatura no litoral, em todo o país continental.

Em Lisboa, a máxima prevista é de 33º, e de 31º para o Porto e Faro. Em Ponta Delgada, os termómetros vão chegar aos 24º, prevendo-se 25º para o Funchal.

Para prevenir danos das altas temperaturas, a DGS recomenda o aumento da ingestão de água e sumos de fruta natural sem açúcar, evitar bebidas alcoólicas, procurar manter-se em ambientes frescos nos momentos de maior calor e utilizar roupa larga, chapéu e óculos com protecção contra a radiação UVA e UVB.

PUB

Relacionados

Últimas